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Zara passeia no SoHo

Destaques / Marcas / 8 Março, 2016

zara1A marca do grupo Inditex abriu, na semana passada, as portas a um novo ponto de venda num dos principais bairros comerciais do mundo. O edifício, localizado entre os números 503-511 da avenida Broadway, apresenta as mais icónicas fachadas do século XIX dentro da vizinhança.

A gigante do retalho Zara (ver O exemplo vem da Zara) inaugurou recentemente um novo espaço comercial nos EUA – mercado que tem merecido especial atenção da marca –, com uma área de cerca de 4400 m2.

Numa localização privilegiada do coração do SoHo, em Manhattan, uma das áreas comerciais mais conhecidas do mundo, a nova loja no quarteirão entre Broome e Spring Streets apresenta os mais marcantes traços arquitetónicos do retalho do final do século XIX naquela cidade.

O presidente do grupo Inditex, Pablo Isla, sublinhou em comunicado a importância desta abertura, salientando que «é particularmente relevante por várias razões: a qualidade e o tamanho da sua localização, a componente ambiental que promove os objetivos do nosso projeto de loja eco-eficiente, o seu design e a sua proposta tecnológica. De hoje em diante esta nova flagship será, certamente, uma referência global»

A nova loja da Zara tem três pisos para mostrar a gama de produtos que a marca oferece para mulher, homem e criança para a primavera-verão 2016. A loja foi concebida inteiramente pela equipa de arquitetura da Zara, que foi confrontada com o desafio de unir o passado da cidade ao seu futuro.

Para isso, foi necessário um esforço significativo de recuperação do edifício.  A fachada original de ferro fundido, bem como os interiores apresentam-se agora como espelho dos princípios orientadores da imagem da Zara: beleza, clareza, funcionalidade e sustentabilidade.

Para comemorar a abertura, a Zara colaborou com o conhecido artista floral Mark Colle no desenvolvimento de uma instalação especial para a ocasião.

zara2Em consonância com o objetivo do Grupo Inditex – que a par da Zara tem ainda no seu portefólio de marcas a Üterque, Massimo Dutti, Oysho, Pull & Bear, Bershka e Stradivarius – de ter lojas 100% eco-eficientes em 2020, a Zara SoHo definiu padrões altamente exigentes de sustentabilidade em todos os processos, combinando esses esforços com eficiência energética e reciclagem, a fim de consumir menos 30% de energia e menos 50% de água em comparação com uma loja convencional.

Apoiada por estas funcionalidades orientadas para a sustentabilidade, a Zara SoHo candidatou-se à certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a edifícios verdes pelo Green Building Council (USGBC).

A nova localização da Zara, adquirida pela marca já em 2015, foi construída em 1878 pelo arquiteto John B. Snook e é um dos edifícios emblemáticos encontrados na área conhecida como o SoHo Cast Iron Historic District, designado pelo uso generalizado do ferro nas construções.

A Zara detém atualmente oito lojas em Manhattan, localização onde a marca inaugurou o seu primeiro ponto de venda fora da Península Ibérica em 1989, estendendo-se depois a alguns dos mais populares destinos de compras da cidade, incluindo a Fifth Avenue, a Lexington Avenue e a 34th Street. A retalhista abriu também uma nova loja na 222 Broadway, no final de 2015, assumindo um novo espaço no coração do centro financeiro da cidade.

Depois de revelar a nova Zara SoHo, o grupo Inditex tem agora 75 lojas nos EUA (71 da Zara, 4 da Massimo Dutti), sendo que os clientes americanos também podem fazer compras Zara Home, a marca de têxteis-lar e decoração do grupo de Amancio Ortega, via comércio eletrónico.



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