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Zara neutra

Destaques / Marcas / 11 Março, 2016

zara ungendered2O luxo antecipou a tendência no distante Le Smoking de Yves Saint Laurent, em 1966, sem que o mundo estivesse preparado para o receber. Todavia, entre coleções, passearam-se sempre propostas unissexo e, nos anos 80, Jean Paul Gaultier fez desfilar homens em saia. Entretanto, em 2015, a febre “agender” fez sucumbir todos, do luxo – na Gucci – ao retalho – na Selfridges –, apenas com pequenas diferenças nos sintomas. Já 2016, marca a entrada da menina bonita do retalho europeu num universo de peças iguais, para o menino e para a menina.

A gigante da fast fashion cedeu. A marca do grupo Inditex lançou na semana passada uma coleção de género neutro (“Ungendered” na designação original), com cerca de 20 peças.

O algodão tem o papel principal e os tons neutros, com brancos, cinzas e azuis, marcam as propostas. Há camisolas de capuz, camisas de denim e jeans e camisolas de corte reto.

zara ungendered3Não obstante a cobertura mediática, a coleção minimalista e de pegada sportswear e as respetivas imagens da campanha não estão a ter o impacto desejado e muitos utilizadores das redes sociais mostram-se desagradados com a abordagem “aborrecida” e muito próxima de menswear da marca a uma tendência que tem cativado marcas e designers há várias temporadas – encaminhando homens e mulheres para a passerelle com peças que, à luz das conceções tradicionais, estão trocadas (ver Não generalizar).

Depois de ter lançado a linha desportiva “Sport” – com vestuário de corrida, ginástica, ioga, ténis e, até, tapetes e garrafas de água– ainda em fevereiro, a Zara, a marca eleita da fast Fashion europeia e atualmente à conquista dos EUA,  aventura-se, oficialmente, nas águas do unissexo.

A galinha dos ovos de ouro de Amancio Ortega, ainda que tenha entrado tarde na corrida, fez da tendência coleção (e seção no website) e soube recuperar o tempo.

A coleção já está disponível nas lojas.



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