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J. W. Anderson entre páginas

Cultura / Destaques / 1 Fevereiro, 2016

115896100.SobrecJWA-LV OK.inddO designer irlandês, em parceria com o aclamado editor espanhol Luis Venegas, apresentou a semana passada o livro “The Rain In Spain Stays Mainly In The Plain”, que reúne em 130 páginas o trabalho de Anderson, numa viagem que começa nas coleções mais antigas do designer e alcança as mais recentes.

Considerando as suas colaborações fotográficas com Larry Clark (num livro de edição limitada, intitulado “The Smell of Us” lançado no início deste ano) e Steven Meisel (com quem reaproveitou uma filmagem da Vogue italiana de 1997 para a sua campanha de estreia na Loewe), e depois de se assumir como curador de uma exposição online com fotografias do artista Ian David Baker (ver O curador), J. W. Anderson volta a mostrar-se verdadeiramente comprometido com as artes.

O livro “The Rain In Spain Stays Mainly In The Plain” foi desenvolvido pelo editor Luis Venegas, no leme de publicações como a Fanzine137, EY! Magateen e CANDY, que fotografou as imagens que aparecem na publicação.

Apresentado na passada quinta-feira, e com direito a uma sessão de autógrafos de Venegas, no recém-inaugurado espaço J.W. Anderson “Workshops”, na Shoreditch High Street, em Londres, o exemplar teve direito apenas a 599 cópias, à venda até 4 de fevereiro por 45 libras (aproximadamente 59 euros).

«Hoje vivemos não num mundo de luxo, mas num mundo cultural – onde precisamos de criar novas experiências», afirmou o designer em entrevista ao portal The Business of Fashion (BoF).

J. W. Anderson entregou uma série de peças de coleções passadas e mais atuais a Luis Venegas, que fotografou em Madrid amigos vestidos com as peças do designer. Venegas revelou também ao BoF que o designer lhe deu “carta-branca” para que conduzisse como bem entendesse a publicação. «Ele deu-me total liberdade criativa para trabalhar neste projeto, por isso decidi experimentar algo diferente e não só o meu trabalho tradicional como editor», explicou Venegas.

Sobre o primeiro espaço em nome próprio, Anderson fez questão de salientar que não se trata de uma loja, algo que considera ultrapassado para a sua geração, mas antes um espeço de convívio, de arte, para colaborações e, onde, ocasionalmente se pode comprar algo.

Considerado um dos designers mais interessantes do seu tempo, que ultrapassa a cada coleção as barreiras do género, J. W. Anderson arrecadou este ano e em simultâneo, os prémios mais cobiçados dos British Fashion Awards: designer do ano de womenswear e menswear para a sua marca epónima, algo inédito na vida do evento (ver Premiar a moda).

 

 



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