Recentes

Valentim Quaresma leva joalharia para o Brasil

Designers / Destaques / 7 Novembro, 2016

Valentim Quaresma | Summer 2017 | ModaLisboa - TogetherA história inverteu-se. Se nos séculos XVII e XVIII os portugueses corriam ao ouro do Brasil, agora chegou a vez de levar para Terras de Vera Cruz o que de melhor se faz na joalharia contemporânea nacional. Valentim Quaresma abriu, no final de outubro, uma loja que serve também de showroom às propostas da marca em Curitiba.

Presente em quatro espaços multimarca na Europa, o designer de joalharia contemporânea português escolheu o Brasil para dar um dos maiores passos no crescimento e internacionalização da marca epónima. A loja, que abriu portas a 27 de outubro no n.º 655 da Alameda Presidente Taunay, tem uma área de 130 metros quadrados, apresenta roupa e acessórios para homem e mulher e é, em simultâneo, espaço de showroom. «Já tinha feito outros trabalhos no Brasil e surgiu agora esta oportunidade de abrir a loja em Curitiba, que é uma cidade muito “europeia”, todos os brasileiros dizem isso», explica Valentim Quaresma à fashionup.pt sobre as razões que motivaram a escolha de Curitiba para o grande salto da internacionalização.

A loja, localizada numa área que é conhecida como uma das zonas comerciais mais privilegiadas da cidade de Curitiba, vem assim complementar o atelier do designer no Chiado, em Lisboa, e o portal de comércio eletrónico da marca. «Achámos que havia mercado para abrir lá», afirma o designer, sublinhando que a «oportunidade surgiu porque houve outros parceiros que permitiram abrir a loja» e que as expectativas para o espaço «são grandes».

Valentim Quaresma | Summer 2017 | ModaLisboa - TogetherA internacionalização da Valentim Quaresma arrancou em 2008, quando o designer venceu o prémio “Accessories collection of the Year” na competição internacional ITS#7, em Itália, tendo-se seguido diversas apresentações e exposições tanto na Europa como em África. Já este ano, para além de apresentação na feira Origin Passion & Beliefs, em Itália, Valentim Quaresma assinou a primeira coleção de alta joalharia da marca brasileira Béryl Rouge.

O designer apresenta também coleções em nome individual desde 2002, em países como França, Espanha, Letónia ou Itália, sendo que, em Portugal, o designer foi pioneiro na apresentação de uma coleção exclusiva de acessórios no calendário da ModaLisboa. Na edição “Together” do certame, dedicada à primavera-verão 2017, Valentim Quaresma decidiu experimentar com o processo criativo. «Deixei a criatividade fluir, sem estar preso a um tema ou um conceito. Como fui buscar novos materiais para trabalhar, seis meses para a preparação de uma coleção é muito pouco. Então foi um bocado experimentar os materiais, ver o que se pode fazer com eles. Reverti também um bocadinho aquele processo criativo académico em que se vai buscar um “mood board”», revelou à fashionup.pt nos bastidores do desfile, que aconteceu a 8 de outubro.

“Ruptura” foi o nome dado à coleção de joias feitas em materiais tão diversos como acrílico, denim, neopreno, microfibra, tiras de couro e metal – peças que, segundo Valentim Quaresma, completam os looks de «mulheres que gostam de usar coisas diferentes».



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

O maximalismo do néon

Próxima Notícia

A dupla deste inverno




Sugestões

O maximalismo do néon

Ainda que as linhas clean e a estética normcore estejam na mó de cima, há uma revolução luminosa a acontecer no seio...

7 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.