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Um homem entre estrelas

Destaques / Marcas / 25 Fevereiro, 2016

1869f99c76181be9fd75ce98c04e8e48 LaQuanSmith-2 LaQuan-Smith-3Pode ser um nome relativamente desconhecido aos ouvidos das comuns mortais, mas tem sido um verdadeiro sussurro junto de algumas das mais conhecidas mulheres à escala global. O designer LaQuan Smith tem no seu clube de fãs nomes como Rihanna, Beyoncé, Lady Gaga, Kim Kardashian e Kendall Jenner. O seu estilo é dedicado a mulheres que ambicionam ser o centro das atenções – prova disso, foi o vestido de decote vertiginoso apresentado na recente Semana de Moda de Nova Iorque.

Todavia, se o esperado era um desfile de moda tão extravagante quanto as roupas e respetivos clientes, a mostra de LaQuan Smith para o outono-inverno 2016/2017 não poderia ter gorado mais as expectativas.

As decisões do designer em oferecer apenas alguns itens-chave para compra e não concentrar o desfile no fator entretenimento são um bom exemplo de como pequenas marcas podem revelar-se empresas competitivas, mesmo numa indústria que segue a toda a velocidade.

Num estúdio em Manhattan, no dia 14 de fevereiro, Smith mostrou uma coleção de 20 coordenados. Seis estavam disponíveis para compra durante o desfile através de uma parceria firmada com a plataforma de comércio eletrónico Bigcommerce e foram escolhidos a partir de looks que já haviam granjeado sucesso anteriormente. «Trata-se de compreender quais os artigos que as pessoas mais clicam no website», explicou o designer à Quartz.

Numa altura em que os desfiles de moda são verdadeiros espetáculos e a indústria está a vender diretamente os coordenados mostrados na passerelle aos consumidores para capitalizar o buzz das redes sociais, o desfile de Smith foi, surpreendentemente, terra-a-terra.

As roupas eram uma mistura que levava os itens de assinatura de Smith até aos novos designs. Uma saia usada por Kendall Jenner foi repescada e serviu de base a um novo vestido, por exemplo. Os casacos bomber foram uma constante em diferentes materiais, cores e tamanhos.

Grande parte da indústria da moda está a mover-se em direção a artigos que estão à venda assim que estreiam na passerelle, mas seguir este modelo pode ser difícil para as marcas pequenas. Normalmente, marcas sem os seus próprios canais de retalho recebem encomendas para os produtos e, em seguida, fabricam-nos, o que lhes permite saber qual a quantidade de matéria-prima que devem comprar e assegurar-se de que têm compradores para as roupas que estão a fazer. A abordagem ver agora/comprar agora exige um investimento avançado que pode não ter retorno.

Para grandes marcas como a Burberry com lojas próprias e uma grande quantidade de dinheiro disponível é um risco (ver Burberry com nova velocidade). Mas para uma marca de pequena escala pode rapidamente resultar em dívidas se as vendas não se concretizarem.

Não obstante, o mergulho de LaQuan Smith nestas águas do imediatismo oferece um exemplo que poderá tornar-se cada vez mais comum, à medida que marcas de pequena e média dimensão tentam satisfazer a procura de moda com gratificação instantânea.

A apresentação da marca epónima de Smith, lançada formalmente apenas em 2010, foi vista como um esforço de ligação do vestuário ao cliente. «Desenho peças que sei que os meus clientes adoram», afirmou o designer, que se estreou na moda com apenas 19 anos e que teve como mentor a figura de Andre Leon Talley.

Foi uma mudança refrescante em relação aos desfiles exagerados encenados por marcas como a Tommy Hilfiger. A escala pareceu certa, mesmo para um designer cuja clientela é tão grande quanto o nome Beyoncé.

 



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