Recentes

Todos a bordo

Marcas / 31 Julho, 2017

Nascido em 1973, numa pequena garagem da casa do casal Maria Emília e Alberto Figueiredo, em Esposende, o grupo Impetus percorreu um longo caminho até se afirmar como líder mundial no fabrico e distribuição de roupa interior masculina.

À equipa inicialmente composta apenas pelos fundadores e por quatro costureiras, somam-se agora mais de 820 colaboradores, distribuídos pelas três unidades industriais que compõem a empresa. Integrando verticalmente as áreas de tricotagem, corte, confeção, tinturaria, estamparia, acabamentos, embalamento, investigação e desenvolvimento, a união de todas as partes resulta numa força produtiva anual na ordem dos 6 milhões de artigos.

Numa visita guiada às instalações da sede da empresa, Ricardo Figueiredo, filho dos fundadores e responsável pelos departamentos financeiro e de gestão de produção, conta-nos que ainda pensou em enveredar pelas artes, mas a vontade de dar continuidade ao legado acabou por falar mais alto tendo-se formado em Gestão e integrado os quadros da empresa. Ao passarmos pela secção de corte somos surpreendidos por Maria Emília Figueiredo, sua mãe, num passo e discurso sempre atarefados.

Aproveito para lhe perguntar porque é que 44 anos depois continua a trabalhar lado a lado com os funcionários da fábrica. «Desde os 20 anos que trabalho arduamente, tendo sido sempre uma luta constante, portanto, enquanto sentir que sou útil e tiver saúde, vou continuar a estar envolvida de corpo e alma na empresa», afirma, com uma energia contagiante. «É muito gratificante olhar para toda esta evolução, mas é também uma grande responsabilidade», continua. «A vila de Apúlia [em Esposende] deu um salto enorme quando começamos a tirar as pessoas do campo e a integrá-las na nossa fábrica. Hoje, temos pais, mães e filhos nos nossos quadros», comenta a cofundadora.

«Na Impetus, há um envolvimento dos membros da administração no dia a dia da empresa e uma preocupação constante com os nossos trabalhadores e com a comunidade à nossa volta», reitera Ricardo Figueiredo. «Promovemos iniciativas como estágios de verão e bolsas de mérito para os filhos dos nossos funcionários, temos ginástica laboral duas vezes por semana, organizamos torneios e convívios, realizamos protocolos com várias instituições de cariz social, trazemos um médico todas as semanas à empresa e disponibilizamos transporte gratuito para o trabalho», exemplifica. «Tentamos dar algumas regalias e também pagar o melhor possível aos nossos funcionários, temos que estar todos no mesmo barco, porque muitas famílias dependem do sucesso desta empresa», acrescenta Maria Emília Figueiredo.

Fernando Figueiredo, também filho de Emília e Alberto e responsável pelo departamento de marketing, comunicação e imagem, explica-nos que, para além da produção de artigos de underwear, nightwear e beachwear para as marcas próprias e licenças (Impetus, Replay, Eden Park, Hot e ProtechDry), a empresa sempre foi também uma referência para private labels internacionais, como a Guess, a Tommy Hilfiger e a Calvin Klein. «Os nossos clientes procuram-nos cada vez mais porque reconhecem o nosso know how, a qualidade das nossas peças e a nossa aposta constante no desenvolvimento de um produto mais complexo e mais técnico», realça Ricardo Figueiredo.

«Costumo dizer que estamos inseridos num ambiente industrial, mas trabalhamos quase como num atelier de costura, sempre com muita atenção ao detalhe e numa relação de grande proximidade com os nossos clientes», partilha o gestor, explicando que este é «um processo essencial na criação e desenvolvimento das peças, porque se as marcas muitas das vezes não têm um conhecimento da parte técnica, o produtor também não está totalmente alinhado com a estratégia da marca». A nível dos materiais utilizados, destaca o trabalho do departamento de I&D, que «está sempre à procura de novas matérias-primas, que vão do algodão, liocel e modal a várias misturas com lã ou seda».

Com a abertura da uma unidade de seamless, em 1999, o grupo Impetus reforçou também a aposta em underwear sem costuras, uma das suas áreas de especialização. «Para nós, o melhor underwear é aquele que não se sente, é uma peça que é tão confortável que o consumidor até se esquece que está a usá-la», afirma Ricardo Figueiredo, «e os nossos básicos continuam a ser os nossos bestsellers». Para além da linha “Essentials”, a oferta desta marca portuguesa estende-se aos segmentos “Sport” (‘underwear’ técnico orientado para a prática desportiva), “Performance” (produtos com tecnologia de regulação de temperatura), “Junior” (artigos básicos e técnicos para criança), “Collection” (coleções sazonais de underwear e nightwear) e “Beachwear” (para homem).

«Dentro da linha “Performance”, desenvolvemos artigos com propriedades termoreguladoras, uma tecnologia da Nasa que diminui o efeito das oscilações de temperatura quando os astronautas estão no espaço», revela o gestor de produção. «Procuramos sempre inovar e apostar em novos desenvolvimentos», complementa. «Para além de estarmos a entrar no segmento moda, pretendemos explorar mais o athleisure, porque temos consciência que as pessoas procuram cada vez mais peças versáteis e ecologicamente sustentáveis», antecipa. E quando o assunto é eco-sustentabilidade, podemos dizer que a empresa sempre se encontrou na linha da frente, contando com «painéis fotovoltaicos, caldeira a biomassa, veículos elétricos e as máquinas a funcionar da forma mais eficiente».

Com presença consolidada nas melhores department stores de Portugal, Espanha e França, como o El Corte Inglés e as Galeries Lafayette, a Impetus abraça agora uma estratégia que passa pelo processo de expansão da rede de distribuição em mercados como a Alemanha e os EUA. «O nosso objetivo é fazer crescer a Impetus», afirma Ricardo Figueiredo, reforçando, no entanto, o interesse em continuar a promover parcerias com marcas que procurem aliar-se à indústria portuguesa pela qualidade e pela capacidade técnica que a tornam única no mundo.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Voltamos já!

Próxima Notícia

O que virá a seguir?




Sugestões

Voltamos já!

Porque reunir as tendências do outono-inverno 2017/2018 e da primavera-verão 2018 é uma tarefa que requer algum tempo,...

28 Julho, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.