Recentes

“The Collection”: a série da couture

Cultura / Destaques / 11 Fevereiro, 2016

29.12.2009-O-Diabo-Veste-Prada-looks-fashion-inesquecíveis035363237_coconutmilk83--meryl-streep--daughter_2c1e7da_mA gigante Amazon tem na calha uma nova série que promete manter os amantes de moda colados aos ecrãs. “The Collection” conta com a interpretação de Mamie Gummer, filha de Meryl Streep, e recua ao período pós-II Guerra Mundial e aos corredores de uma casa de moda que, ao que tudo indica, estará muito próxima da história da Dior.

Em 2006, a interpretação de Meryl Streep como Miranda Priestly no filme “The Devil Wears Prada” contribuiu para que esta fosse uma das fitas mais revistas pelos amantes de moda. Dez anos depois, a filha da atriz, Mamie Gummer, assume um papel num universo semelhante, na nova série da Amazon Prime, “The Collection”, que retrata a história de uma ilustre casa de moda francesa numa cidade-luz pós-II Guerra Mundial.

A série divida em oito episódios, desenvolvida pela produtora Lookout Point – coprodutora da aclamada série da BBC1 “War and Peace” (ver Visto na Tv), acontece em 1948 e centra-se em dois irmãos que gerem um negócio de moda de base familiar.

A rodagem já arrancou em Paris e no País de Gales e a série estará disponível para os espectadores da Amazon Prime no decorrer de 2016.

Dado que em 1949, os produtos da casa Dior representavam 5% do total das exportações francesas, a série representará, certamente, parte do caminho trilhado pela casa de moda.

O escritor e produtor executivo da série, Oliver Goldstick – cujos créditos anteriores incluem “Ugly Betty”, “Pretty Little Liars” e “Desperate Housewives” –, descreve a trama como «uma fábula empresarial passada num momento crucial da história da França, quando a moda se tornou verdadeiramente um veículo de transformação e reinvenção», informa o jornal The Independent.

Não obstante, Goldstick não é o primeiro a beber inspiração da indústria da moda (ver As fitas da moda). “The House of Elliot”, uma série britânica que se estendeu durante três temporadas entre 1991 e 1994, é um dos exemplos. A trama contava a história de duas irmãs que ergueram um negócio que oferecia vestidos nos anos 1920, acabando a gerir uma casa de alta-costura.

O filme norte-americano “Prêt-à-Porter”, lançado em 1994, é outro. A fita, uma comédia satírica filmada nos bastidores da Semana de Moda de Paris, ficou conhecida pela aparição de rostos célebres da indústria, como Jean-Paul Gaultier, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.

Há também os que procuram dar corpo a histórias que inspirem os amantes daquele mundo de sonho. O filme de 1957 “Funny Face”, que contou com a interpretação de Audrey Hepburn, gira em torno de uma funcionária de uma livraria que foi recrutada por um fotógrafo e levada para Paris para fazer parte de uma campanha de moda. Mais recentemente, “Coco Before Chanel”, o filme que procurou retratar o início da carreira da fundadora da icónica casa de moda francesa em 2009, mereceu o aceno da crítica.

Já a comédia de 2001 “Zoolander”, na qual o ator Ben Stiller interpreta um modelo no mínimo caricato, transformou-se num filme de culto da indústria. Tanto que, este mês, a personagem Derek Zoolander regressa com as suas caricatas aventuras, passadas num universo de moda paralelo. “Zoolander 2”, que tem estreia programada para 18 de fevereiro em território nacional, volta a contar com a participação de Hansel McDonald (interpretado por Owen Wilson).

Também o lançamento do filme “Absolutely Fabulous”, em julho, se enquadra neste segmento, sublinhando a importância da série no imaginário dos amantes de moda, quase 25 anos depois da sua estreia na BBC.

Todavia, nem só através da ficção vive a moda no pequeno e grande ecrãs.  Os documentários que orbitam a indústria e os seus protagonistas têm proliferado nos últimos anos, sendo que 2015 foi particularmente rico (ver Convidado especial).

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Flex & Go avança no mercado

Próxima Notícia

Visita de estilo: Uruguai




Sugestões

Flex & Go avança no mercado

Conforto é a palavra de ordem nas propostas de calçado da marca portuguesa Flex & Go, que desde 2003 tem vindo a calçar...

10 Fevereiro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.