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Desfiles / Destaques / 23 Fevereiro, 2015

Na Semana de Moda de Nova Iorque, a Lacoste voltou às suas origens e Felipe Oliveira Baptista deu um ar sporty-chic ao outono-inverno 2015/16.

Lacoste 2 Lacoste 3

Foi sob temperaturas negativas e uma Nova Iorque debaixo de neve que Felipe Oliveira Baptista desvendou a sua nova coleção de pronto-a-vestir para a marca francesa Lacoste. Com um fascínio profundo sobre os arquivos da marca, o designer português voltou atrás no tempo e utilizou como inspiração o criador da marca e o “le crocodile” original, René Lacoste. Com o slogan “René did it first” (em português, “René fez primeiro”) estampado nos icónicos polos da marca, a inspiração do fundador da Lacoste esteve presente das silhuetas, muito anos 30, ao desporto que serviu de fio condutor para toda a coleção, o ténis – René Lacoste foi jogador de ténis profissional, tendo ganho sete títulos do Grand Slam antes de criar a sua própria marca de roupa.

Calçar sapatilhas brancas e pegar numa raquete de ténis é, muito provavelmente, a última coisa que passa pela cabeça da maior parte das pessoas quando se fala no outono e inverno. Talvez por isso tenha sido a opção mais óbvia para Baptista. Num estilo descontraído e ao mesmo tempo sofisticado, o sportswear clássico da Lacoste foi reinterpretado para o público contemporâneo e urbano numa coleção quase andrógina. As propostas para a próxima estação fria não têm muito de masculino nem de feminino: são uma mistura da descontração e leveza do sportswear com elegância dos longos casacos, evidenciando o quão divertido deve ser o ato de vestir. «Queria dar um lado mais engraçado à coleção, por isso há um mix de estilos, com calças desportivas conjugadas com casacos de caxemira», afirmou o criador português à AFP.

Se as silhuetas e a nobreza de alguns dos tecidos vêm dos anos 30, as cores vivas – vermelhos e azuis ousados e um verde típico dos campos de ténis – e os grafismos são da década de 70. Os modelos usaram fitas de desporto na cabeça e fatos de treino de seda; saias plissadas curtas foram combinadas com polos de mangas compridas e um trench coat. Para o toque final de elegância, o casaco de pelo camel, usado por cima de um coordenado azul claro e com umas sapatilhas brancas, à lá Margot Tenenbaums, personagem imortalizada pela atriz Gwyneth Paltrow no filme de Wes Anderson “Os Tenenbaums – Uma Comédia Genial”, que, de resto, foi uma grande influência para Baptista na conceção da coleção.

No momento da vénia final, Felipe Oliveira Baptista usou igualmente um polo em homenagem a René Lacoste e o momento não podia ser mais adequado. Numa altura em que o sportswear invadiu as passerelles, a Lacoste, com o designer português como diretor criativo, comprova que a fórmula desportiva em que foi vanguardista não está esgotada e que a marca francesa continua a fazer uma representação perfeita do que o sporty-chic deve ser.








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