Recentes

Swimwear mergulha no verão

Destaques / Marcas / 5 Junho, 2017

Espera-se que o mercado mundial de swimwear ultrapasse a barreira dos 28 mil milhões de dólares (aproximadamente 25 mil milhões de euros) até 2019 e, por isso, surgem novas marcas a cada semana, procurando capitalizar com esta febre da moda pensada para areias cristalinas e águas salgadas.

Com as viagens cada vez mais acessíveis a mais bolsas, os millennials a preferirem gastar dinheiro em experiências (como viagens) e rede sociais como o Instagram a inspirarem os consumidores a explorar destinos paradisíacos, a busca pelo fato de banho ou biquíni de sonho já não esgota nos meses de verão e mantém-se relevante todo o ano. Por isso, as tendências e marcas têm-se multiplicado.

Dito isto, são muitas as opções de swimwear e nem todas as marcas vão ser capazes de sobreviver. Para ter sucesso, o modelo de negócios precisa de ser uma combinação perfeita de inovação, preço atrativo, marketing aguerrido, uma boa estratégia de retalho e um branding único.

Eis as jovens marcas que reúnem todos estes ingredientes, de acordo com o portal de moda Fashionista.

Kisuii

A viver em Nova Iorque, Leora Elituv lançou a Kisuii, no final do ano passado, enquanto marca de resortwear que funde pronto-a-vestir e beachwear. «As pessoas estão a ir para a praia com a vontade de ali continuarem o seu dia», explica a designer sobre a mudança de hábitos de consumo que influenciou o nascimento da marca. «Talvez se mudem antes do jantar ou de sair, mas durante o dia apenas adicionam outra camada ao beachwear», acrescenta.

A Barneys vendeu exclusivamente a primeira coleção da marca e a qualidade é a chave do sucesso da Kisuii. Cada uma das peças é fabricada com tecidos italianos e confecionada em Hong Kong e noutros destinos de aprovisionamento do grupo Gottex, no qual o pai de Elituv está envolvido. Os fatos de banho são a espinha dorsal do negócio.

Andie

Apresentada apenas no mês passado, a Andie é a mais recente marca de swimwear direta ao consumidor. Apostada num modelo de negócio voltado para um nicho de consumidoras, a Andie oferece apenas três modelos de fatos de banho. Numa estratégia e percurso semelhantes ao de Elituv, a cofundadora e CEO da marca, Melanie Travis, procurou responder à falta de peças de qualidade, acessíveis e minimalistas que combinassem com os seus hábitos de compra. Ao lado da cofundadora e CMO Tess De Paula, ex-Lancôme, Travis começou a erguer uma empresa que preenchesse essa lacuna, começando por inquirir mais de 1.000 mulheres sobre as suas necessidades e frustrações quando se tratava de swimwear.

«99% das mulheres inquiridas preferiam ir ao dentista do que comprar swimwear», revela De Paula. As clientes da Andie deixam um depósito de 19 dólares e recebem em casa uma caixa com os três modelos para experimentarem. Posteriormente, podem devolver os modelos que não lhes agradaram.

Matteau

As irmãs Ilona Hamer e Peta Heinsen lançaram a marca de swimwear de luxo Matteau na temporada Resort 2016, desenhada entre Nova Iorque e Sydney. Quando se trata de moda praia minimalista – que desfrutam de particular popularidade este verão –, esta marca é uma das mais requisitadas. «A mulher Matteau não está realmente preocupada com as tendências ou com o que está a acontecer na moda», afirma Hamer. «Está preocupada com o estilo, os detalhes e a aquisição de peças que a ajudem a contar a sua história e a fazer sentir-se confiante», explica. Como bónus, o fitting é uma prioridade da marca e cada um dos estilos é pensado para diferentes tamanhos.

Ephemera

Nicole Banning lançou a Ephemera em 2014, em Paris, antes de se mudar para a Austrália. Banning aborda o swimwear com um ponto de vista de pronto-a-vestir, aplicando às peças minimalistas da coleção os mesmos padrões do vestuário high end. Seguindo esta estratégia, as peças resultantes ganham uma dimensão de intemporalidade.

Roxana Salehoun

A ex-aluna da Parsons School of Design, Roxana Salehoun lançou a marca epónima de swimwear com a plataforma online Moda Operandi, em 2014, depois de uma passagem pelos corredores da Gap. A marca ganhou força recentemente, angariando mais revendedores e alargando a sua oferta. As peças são inspiradas por silhuetas clássicas e femininas, têm apontamentos divertidos e mostram a qualidade da indústria têxtil europeia, onde a marca se aprovisiona.

Sidway

Los Angeles está a começar a acompanhar a Austrália como incubadora de marcas emergentes de swimwear. Uma das últimas marcas a surgir na cidade é a Sidway, que arrancou em fevereiro passado com uma pequena oferta de biquínis e fatos de banho inspirados nos usados pelas supermodelos dos anos 1990.

As silhuetas, desenhadas por Sarah Sidway Godshaw, são sensuais, mas elegantes e moldam o corpo graças à sua elevada percentagem de elastano.

Godshaw já desenhou swimwear para marcas como a Puma, Nanette Lepore, Bikini Lab e Rampage, entre outras. Mais recentemente, a designer ajudou a Nasty Gal a lançar a marca própria de swimwear.

«Aprendi muito sobre swimwear direto ao consumidor, algo que me fez sentir pronta para me aventurar a solo», reconhece.

Bruna Malucelli

A designer brasileira Bruna Malucelli apareceu no radar dos especialistas com a sua marca inclusiva de swimwear. A marca epónima de Malucelli atraiu também os media especializados pela forte aposta em peças customizadas, inspiradas nos anos 1990, nas quais as clientes podem estampar até nove letras.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Caia lança mochila térmica

Próxima Notícia

The Cotton Baby Company quer crescer




Sugestões

Caia lança mochila térmica

A Caia, marca portuguesa de almofadas e acessórios de praia fabricados em Portugal nascida em 2012, tem novidades para o verão...

2 Junho, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.