Recentes

Storytailors em exposição nos EUA

Designers / Destaques / 9 Março, 2015

Foi na capital do país que a dupla de designers portugueses homenageou a azulejaria e a porcelana portuguesa em modelos da alta-costura.

Entrevista: Storytailors

O Kennedy Center, em Washington, recebeu na passada terça-feira uma noite de gala  para a inaugurar a mostra de arte ibérica, onde os grandes protagonistas foram  João Branco e Luís Sanchez, o duo dos Storytailors.Com a azulejaria e porcelana portuguesa como fonte de inspiração, os designers portugueses conceberam dois vestidos para fazerem parte da exposição “So Blue, So White”, na sala Hall of States, onde cerca de 400 convidados, incluindo o rei Juan Carlos de Espanha, tiveram oportunidade de ver de perto estas peças únicas e verdadeiramente extravagantes.

Esta exibição, que vão ficar patente até ao dia 24, realiza-se no âmbito da mostra “Iberian Suite: Arts Remix Across Continents”, uma iniciativa de divulgação da cultura de Portugal e Espanha na capital dos EUA.

Muitos foram os olhares curiosos que observaram com atenção as propostas de Branco e Sanchez e que, mais tarde, questionaram os designers sobre a inspiração. Perante tamanha curiosidade, os Storytailors contaram a história de Joana, uma personagem fictícia com origens na literatura clássica portuguesa.

«Joana é uma princesa que acaba por cair num poço de onde não consegue sair. Para construir a sua história inspirámo-nos na história da Santa Joana Princesa, de “Os Lusíadas” e nas mouras encantadas», revelou João Branco à Lusa. O designer de moda elucidou também que a vida de Santa Joana Princesa «é uma das histórias mais contadas na azulejaria portuguesa» e que, desta forma, parecia predestinado a inclusão desta personagem nas suas criações.

Foi em 2014 que os Storytailors foram contatados pelo Arte Institute para conceberem os vestidos. As únicas indicações recebidas dos responsáveis pelo Kennedy Center foram que a inspiração das peças tinha que advir da azulejaria e porcelana portuguesas e o branco e azul deveriam ser as cores de eleição.

Após semanas de pesquisa para reunir informações e obter conhecimentos sobre azulejos e porcelanas, os vestidos demoraram um total de dois meses a ser concebidos por uma equipa de nove pessoas. Cada peça usou cinco metros e meio de tecido, incluindo georgete de seda e voile de seda de algodão, em que foram impressos padrões idealizados pelos designers digitalmente.

Para realizar estes vestidos, Branco e Sanchez contaram com o apoio de empresas nacionais conceituadas: foram as imagens dos azulejos da Viúva Lamego e Revigrés que serviram de modelo para o padrão do vestido da azulejaria, fragmentos de azulejos para compor cintos semelhantes a rosários e pedaços de porcelana da Vista Alegre para construir um pormenor no espartilho da peça inspirada em porcelana.

Apesar de ser uma mostra para promover a cultura ibérica, os criadores portugueses não deixaram de lembrar que as técnicas de porcelana e azulejaria são de origem asiática e trazidas para o continente europeu no século XVI pelos portugueses na época áurea dos descobrimentos: «Os vestidos foram construídos com uma técnica asiática, quase como se fossem um kimono japonês, para homenagear também a presença portuguesa na Ásia», explicou João Branco.

Os Storytailors não são totalmente desconhecidos do público americano mas agora planeiam uma presença oficial em solo americano e veem esta apresentação como uma oportunidade de conseguirem entrar no mercado, onde já têm boas perspectivas: «Fomos contactados por um agente que nos quer representar e vamos reunir-nos com ele em Nova Iorque», revelou Sanchez. «Sabemos que o nosso produto tem procura e aceitação no país. O objetivo passa por ter as nossas roupas em algumas boutiques».








Notícia Anterior

Última paragem: Paris

Próxima Notícia

Curiosos pela ModaLisboa




Sugestões

Última paragem: Paris

O Portugal Fashion regressa já amanhã à Cidade-Luz com uma grande novidade no lineup, a estreia de Diogo Miranda na passerelle...

6 Março, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.