Recentes

A solidez dos pilares Inditex

Destaques / Marcas / 24 Julho, 2017

No passado dia 18 de julho, Pablo Isla, presidente do grupo Inditex, destacou a estratégia de crescimento sustentável como fator-chave para o futuro da maior retalhista de vestuário do mundo, atualmente focada na economia circular, no capital humano e na proteção do meio ambiente.

O corpo de acionistas do grupo Inditex, numa reunião geral na sede em Arteixo, aprovou os resultados para o ano de 2016, em que a empresa excedeu as 7.200 lojas em 93 países e 41 mercados online. As vendas do grupo somaram 23.311 milhões de euros, com crescimento em todas as áreas geográficas em que opera, e o lucro rondou os 3.157 milhões de euros. Os resultados permitiram pagar aos acionistas 0,68 euros por ação, o que representa um crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior e de 89% nos últimos cinco anos.

Em declarações perante o corpo de acionistas, Pablo Isla destacou o «crescimento forte e sustentável» da Inditex, que definiu como uma empresa «centrada nas pessoas, no talento criativo e num modelo integrado de lojas físicas e online».

A este respeito, Isla sublinhou ainda a «estratégia de crescimento sustentável» do grupo Inditex em todas as fases da cadeia de valor e a sua posição como «gerador de valor social e ambiental».

Crescimento sustentável

O compromisso com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor foi também reforçado em 2016 com a implementação da iniciativa “Close the Loop” e com o lançamento das coleções sustentáveis “Join Life” da Zara e “We are the Change” da Oysho, aposta que deverá ser alargada a outras marcas do grupo já em 2018.

No primeiro ano, a iniciativa “Close the Loop”, que define o compromisso do grupo com a proteção do meio ambiente e a consciencialização dos consumidores, permitiu a recolha de mais de 7.100 toneladas de vestuário, calçado e acessórios através de contentores colocados nas lojas, escritórios e centros logísticos da empresa.

Estas ações são realizadas em colaboração com organizações como a Caritas, Cruz Vermelha, Oxfam e China Enviromental Protection Foundation em 534 lojas e oito países (Espanha, Portugal, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Dinamarca, China e Suécia).

A empresa pretende aumentar o número de pontos de recolha e países envolvidos.

Em termos de sustentabilidade, o presidente do grupo Inditex também apontou a eco-eficiência e revelou que «um total de 4.519 lojas, mais de 71%, já cumpre estes critérios, permitindo uma economia média de 40% no consumo água e 20% no consumo de energia».

Foco nas pessoas

No final do ano, a Inditex tinha 162.450 funcionários em todo o mundo, representando 99 nacionalidades.

Um modelo assente no «talento criativo, autoexigência, capacidade de trabalho em equipa e uma forte orientação para o cliente», explicou Pablo Isla, que destacou que «a diversidade, igualdade de oportunidades e o desenvolvimento profissional» definem a relação da Inditex com os seus colaboradores.

No ano passado, o grupo Inditex criou 9.596 postos de trabalho, 2.480 dos quais em Espanha. Nos últimos cinco anos, a Inditex gerou cerca de 53.000 empregos em todo o mundo.

Já como parte da expansão internacional, a Zara vai arrancar as vendas online na Índia em outubro. O grupo tem também agendadas para agosto as aberturas das primeiras lojas Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho e Zara Home na Bielorrússia.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

5 livros de moda para ler à beira-mar

Próxima Notícia

Confeção em destaque na Première Vision




Sugestões

5 livros de moda para ler à beira-mar

Documentos de arquivo, fotografias raras, histórias exclusivas e depoimentos de alguns dos novos ícones da indústria podem...

24 Julho, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.