Recentes

Schiaparelli no Mude

Eventos / 24 Julho, 2013

Mude_24julho2013_InteriorPara evocar o relançamento da marca Schiaparelli, o Mude expõe algumas das peças da fundadora da marca.

“Schiap Shock” é um núcleo de homenagem a Elsa Schiaparelli, que estará no Mude – Museu do Design e da Moda até ao final de outubro.

Nascida em 1890, Elsa Schiaparelli ou Schiap, como gostava de ser chamada, nasceu em Roma. Uniu a moda à arte, colaborando com artistas como Jean Cocteau, Francis Picabia, Man Ray e Salvador Dali. Nas suas criações de inspiração surrealista, o humor e a fantasia surgem aliados ao vestuário sofisticado e à alta-costura.

Schiaparelli foi ainda uma pioneira da moda, com a introdução do uso dos calções no vestuário feminino, zips visíveis na alta-costura, até então confinados à roupa interior, promoveu desfiles, criou perfumes comercializados em embalagens que eram verdadeiras obras de arte, aliou o belo ao bizarro e tornou icónico o rosa shocking e o trompe l’oeil.

Na década de 1950, devido à austeridade do pós-guerra, encerrou a sua casa de moda em Paris, mas o seu trabalho é ainda hoje, uma referência. As peças memoráveis de Schiaparelli incluem o vestido lagosta, uma das suas mais famosas colaborações com Dali, usado pela socialite americana Wallis Simpson e fotografada por Cecil Beaton pouco antes do seu casamento com Eduardo VIII em 1937. Outras peças incluem chapéus-sapato, luvas com unhas douradas, botões em forma de lábios, assim como camisolas tricotadas com laços e gravatas trompe-l’oeil.

Em 2012, Diego Della Valle anunciou o relançamento da casa de moda Schiaparelli e, já este ano, o designer francês Christian Lacroix desenhou uma primeira coleção-cápsula, apresentada na Semana de Alta-Costura de Paris, reinterpretando muitas das influências da célebre criadora, desde as feiras populares e circos aos uniformes militares e saris. Descrevendo a coleção como um misto de «malícia e melancolia», Lacroix sublinhou que ele e Schiaparelli estavam unidos no «gosto pelo preto, pela cor e pelos bordados».








Notícia Anterior

A pensar nos mais pequenos

Próxima Notícia

Pelcor em exclusivo no MoMA




Sugestões

A pensar nos mais pequenos

A Chua acaba de chegar ao mercado, com propostas desenhadas e produzidas em Portugal a pensar nas crianças dos 0 aos oito...

23 Julho, 2013   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.