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Destaques / Tendências / 4 Dezembro, 2015

250915-emporio-armani-pv-16-14-399x600 Carolina-Herrera-SS-16-04 O Pantone Color Institute, guardião das tendências de cor à escala global, desvendou o tom que vai pintar 2016. Este ano, o anúncio chegou com um elemento surpresa e, pela primeira vez no seu historial, o instituto elegeu uma dupla: o Rose Quartz 13-1520 (Rosa Quartzo) e o Serenity 15-3919 (Serenidade – um tom azul claro).

De acordo com a informação divulgada, os próximos meses serão dominados pelos tons pastel e não destoam da tendência agender.

«À medida que os consumidores procuram a concentração e o bem-estar como antídotos para o stress quotidiano, as cores acolhedoras, que preenchem o desejo de tranquilidade e segurança, começam a ganhar proeminência», explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicado.

Juntos, o Rosa Quartzo e o Serenidade procuram encontrar um equilíbrio entre «um rosa quente e acolhedor e um azul fresco e descontraído», refletindo «conexão e bem-estar e um sentimento de ordem e paz», acrescenta Eiseman.

As duas tonalidades, anunciadas para a primavera-verão 2016 (ver Fumo Rosa), unem-se agora, também, para desafiar as tradicionais perceções da associação das cores. «Em muitas partes do mundo, estamos a experimentar um esbater dos géneros em termos de moda, o que acabou por ter impacto nas tendências de cor em outras áreas do design», aponta o mesmo documento, revelando que esta abordagem distinta vem no seguimento de questões mais amplas, como a igualdade de género e a crescente predisposição do consumidor para usar a cor como forma de expressão.

 

62ff1a9482191e217261e73891abfd21PANTONE-Color-of-the-Year-Rose-Quartz-and-Serenity-3Desfilado nas passerelles

Durante 16 anos, o anúncio da cor do ano tem vindo a influenciar o desenvolvimento de produto e as decisões de compra de muitas indústrias, incluindo a moda, o mobiliário e o design industrial, bem como o design gráfico.

A combinação do Rosa Quartzo com o Serenidade visitou já as passerelles de apresentação das coleções para a a próxima estação quente de marcas como a Emilio Pucci, a Leanne Marshall, a BCBG ou a Richard James, entre outros que incorporaram esta simbiose harmoniosa nas suas propostas. Divertida mas sofisticada, esta dupla tem uma assinatura própria ainda que possa ser combinada com outras tonalidades.

A junção das duas cores pode expressar-se em estampados, plissados, padrões florais, riscas ou em color blocking e as suas diferentes abordagens vão permitir que seja usada ao longo de todo o ano, dos pelos e lãs até aos algodões.

O Rosa Quartzo e o Serenidade revelam-se também uma escolha popular na joalharia e nos acessórios para o cabelo, passando pelo calçado e, até, pela tecnologia wearable.

As seleções passadas da cor do ano incluíram o Marsala18-1438 (2015); o Orquídea Radiante 18-3224 (2014); e o Esmeralda 17-5641 (2013).

 



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