Recentes

Rota das Índias

Cultura / Destaques / 7 Outubro, 2015

665000A identidade de um país costuma fazer-se das suas raízes e das gentes que as mantêm vivas e a Índia tem nos têxteis grande parte daquilo que a define fora de portas. O contributo indiano nesta indústria é agora revisitado na exposição “The Fabric of India”, patente no museu Victoria & Albert em Londres, que viaja por mais de 6000 anos de história para contar a parte maior de um território.

Integrada na iniciativa “India Festival”, a mostra “The Fabric of India” abriu portas a 4 de outubro no V&A e tem o seu ponto final a 10 de janeiro de 2016.

Há vários séculos que o comércio global tem sido moldado pela exportação dos célebres têxteis e padrões indianos. E, atualmente, os designers emergentes incluem técnicas tradicionais em interessantes propostas de moda, arte e design contemporâneos a pensar num público global, o que empresta uma nova relevância à investida têxtil da Índia no mundo moderno.

A nova exposição procura, assim, explorar o dinâmico e multifacetado universo dos têxteis feitos à mão neste país, percorrendo um hiato temporal entre o século III e a atualidade.

«Estamos felizes com a oportunidade não apenas de expor alguns dos mais oponentes e complexos materiais que adquirimos ou pedimos emprestados, mas também com a possibilidade de mostrar algo mais comum, mas ainda assim absolutamente belo, que as pessoas não veem habitualmente», explicou a curadora da exposição, Rosemary Crill, à revista Another.

Exibindo o melhor que a renovada coleção mundial do V&A tem para oferecer, a mostra conta ainda com peças das coleções dos seus parceiros internacionais e de alguns designers, somando um total de 200 objetos, muitos exibidos pela primeira vez. Os visitantes podem, deste modo, percorrer uma distinta gama de peças históricas e artigos de moda de última geração.

Transversalmente, a exposição explora também os efeitos devastadores da industrialização no sector e a luta constante do país para resistir ao peso da máquina.

O museu londrino garante que as habilidades fora de série dos artesãos indianos, bem como a incomparável riqueza têxtil da Índia surpreendem qualquer um e «informam até aqueles que têm conhecimento do assunto».

 



Etiquetas: , , , ,




Notícia Anterior

Outono aos pés

Próxima Notícia

Uma questão de estilo




Sugestões

Outono aos pés

Se a preocupa o que trazer mais ou menos próximo do chão, saiba que apenas precisa de investir em cinco modelos de calçado...

6 Outubro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.