Recentes

Ritual de passagem

Destaques / Tendências / 29 Fevereiro, 2016

sharewear-sweden.jpg.650x0_q70_crop-smart Em mais uma investida na cruzada pela sustentabilidade na moda, a ShareWear, uma iniciativa que arrancou na rede social Instagram, na Suécia, promove a partilha de roupa entre utilizadores. A ideia é passar o “testemunho”.

O conceito é bastante simples: são publicadas fotografias no Instagram com uma breve descrição – que inclui informação sobre a peça como, por exemplo, o seu tamanho – com a hashtag #ShareWear. À primeira pessoa que comentar a fotografia é-lhe emprestada a peça durante uma semana, antes de ser passada a outro utilizador com recurso ao mesmo método.

O esquema – que começou em Estocolmo, mas desde então já se espalhou para cidades como Barcelona, ​​Paris e Nova Iorque – gravita em torno da sustentabilidade. Não há dinheiro envolvido e não há permissão para manter as roupas mais do que uma semana – o projeto depende inteiramente da boa vontade dos utilizadores.

A iniciativa ShareWear foi desenvolvida como reação à quantidade alarmante de peças de vestuário descartada todos os anos; além de incentivar as pessoas a pensar de forma mais ética sobre as suas roupas, os criadores do projeto procuram ainda oferecer aos fashionistas uma solução sustentável para a fast fashion.

swedencollage«O objetivo da ShareWear é inspirar uma forma mais sustentável de estar na moda», afirmou Henrik Selin, responsável pelo Department for Intercultural Dialogue no Swedish Institute, ao jornal The Independent. «Partilhar a roupa em vez de descartá-la é bom para a carteira e para o ambiente», explicou.

Mas a ShareWear não é a única iniciativa de partilha de roupas em ebulição na rede. Na verdade, a partilha de roupas online nunca esteve tanto na moda. A Rentez-vous – que foi lançada em 2014 e tem sido descrita como o AirBnB da moda – permite que as pessoas depositem e aluguem peças de designer, enquanto a Girl Meets Dress possibilita que os utilizadores aluguem vestidos glamourosos para ocasiões especiais, tendo depois que os devolver uma vez terminado o evento.

A editora do Ethical Fashion Forum, Sarah Ditty, considera que a partilha de roupas é parte integrante da tendência atual de economia de partilha e espera que a iniciativa ShareWear possa inspirar mais pessoas a pensar de forma responsável. «Para umas pessoas, será a consideração ética que vai inspirá-las a participar e para outras pessoas isso vai ser uma maneira fácil de obter novas roupas de graça», advogou. «Esperamos que, para aqueles que querem apenas novas roupas de forma gratuita, isto lhes desperte o interesse em usar as roupas de uma forma mais ética, responsável e consciente».

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Voz de homem

Próxima Notícia

Chegar em segundo




Sugestões

Voz de homem

Essencial de cabeceira para qualquer homem que estime a imagem no espelho, o livro “Icons of Men’s Style” de Josh Sims...

29 Fevereiro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.