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Riccardo Tisci abandona Givenchy

Designers / Destaques / 3 Fevereiro, 2017

riccardo-tisci2Depois de 12 anos na casa de moda francesa, Riccardo Tisci cortou hoje os laços que o ligavam à Givenchy. O designer decidiu não renovar o seu contrato – terminado a 31 de janeiro – e, como resultado, a marca cancelou o seu desfile na semana de pronto-a-vestir feminino de Paris.

Depois de um ano marcado pela dança de cadeiras nas equipas criativas do luxo, que incluiu marcas como Hugo Boss, Saint Laurent, Balenciaga, Dior e Céline, 2017 voltou a arrancar com ventos de mudança.

Primeiro, Clare Waight Keller, decidiu não renovar o seu contrato com a Chloé e, entretanto, a designer Natacha Ramsay-Levi, atual número 2 na Louis Vuitton, ao lado de Nicolas Ghesquière, deverá assumir o leme criativo da casa francesa (ver Chloé recruta na Louis Vuitton).

À margem, fontes do sector anteciparam que também Ghesquière pode vir a terminar a sua colaboração com a Louis Vuitton antes do seu contrato ser renovado em 2018.

Riccardo Tisci, que é creditado com a renovação da Givenchy com as suas coleções escuras, sensuais e subversivas, terá deixado a casa francesa a 31 de janeiro, quando o seu contrato terminou. A última coleção assinada para a Givenchy cruzou recentemente a passerelle da Alta-costura, em Paris (ver Quando as mãos encontram as máquinas).

«O capítulo que Riccardo Tisci escreveu com a casa Givenchy ao longo dos últimos 12 anos representa uma visão incrível para sustentar o seu sucesso contínuo, e gostaria de agradecer-lhe calorosamente pela sua contribuição fundamental para o desenvolvimento da casa», declarou Bernard Arnault, presidente e diretor executivo do conglomerado LVMH, que detém a marca, em comunicado divulgado pelo portal The Business of Fashion.

Durante o seu período na Givenchy, Tisci revitalizou o negócio de alta-costura da casa, reinterpretando também o pronto-a-vestir feminino, masculino e acessórios. «Tenho um carinho especial pela casa Givenchy e pelas suas belas equipas», afirmou Tisci. «Quero agradecer ao grupo LVMH e a Bernard Arnault por me concederem uma plataforma para expressar a minha criatividade ao longo dos anos. Desejo agora concentrar-me nos meus interesses e paixões pessoais», explicou.

Durante a última década, Riccardo Tisci transformou-se no designer de moda mais socialmente conectado da sua geração, um homem cujos tentáculos se estendem a candidatos aos Óscares e socialites, a artistas e a promotores da vida noturna gay.

A última colaboração com a marca desportiva Nike apenas vem comprovar a capacidade de adaptação do rasgo criativo do criador (ver Tisci ilumina Nike).

Em abril último, a revista Time divulgou a sua reconhecida lista anual que incluiu as 100 pessoas consideradas pela publicação como as mais influentes do mundo, em diversos cenários de atuação. No território da moda, Riccardo Tisci ocupou um lugar de destaque (ver Tisci, o agitador), sendo reconhecido como “agitador da moda” (“Fashion’s Agitator” na terminologia usada pela revista).

Donatella Versace, diretora criativa e presidente do grupo Versace, prestou então nas páginas da revista um tributo curto mas pessoal ao criador, começando por perguntar o que é preciso para se ser considerado «um influenciador na moda do século XXI?», nomeando qualidades como a criatividade e a visão. Alinhados com estes elogios, nos portais da especialidade, começam já a circular os rumores de que Riccardo Tisci poderá estar de partida para a Versace.



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