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Repensar a moda

Designers / 12 Janeiro, 2017

Designer de moda, stylist e DJ, Estelita Mendonça continua a somar funções e prémios ao seu currículo.

A curiosidade e a multidisciplinaridade que o definem enquanto criativo refletem-se na visão conceptual, funcional e utilitária da sua marca homónima. Mas, não é só o carácter disruptivo que distingue o seu trabalho. É, acima de tudo, a sua capacidade de usar a moda para passar uma mensagem, que nos toca, nos inquieta e nos deixa a pensar sobre o que nos rodeia.

Ninguém fica indiferente a um desfile de Estelita Mendonça. A apresentação da sua coleção “Line of Two” na última edição do Portugal Fashion assemelhou-se mais a uma performance artística do que a um desfile convencional. Durante alguns minutos, uma fila de manequins “marchou” pela passerelle a usar peças de corte militar, em tons cinzentos, brancos e terra, onde sobressaíam o laranja vivo, o amarelo, com toques de azul pastel. Os materiais utilizados, literalmente retirados dos barcos de borracha, apelavam à consciencialização do público para um importante problema sociopolítico da atualidade: a crise dos refugiados no mar Mediterrâneo.

É neste registo cru, expressivo, quase teatral, que melhor reconhecemos a versatilidade do trabalho do jovem designer. «Inspirei-me nos barcos de fuga dos refugiados, e procurei fazer uma passagem para momentos de fuga mais pessoais, os momentos em que preciso de escapar um pouco do meu espaço de conforto», explica. «Achei também que algumas pessoas estavam mal informadas e que estavam a interpretar a entrada dos refugiados no país de uma forma tão errada, que senti que devia falar sobre o assunto», sublinha, assumindo o funcionalismo utilitário subjacente às suas propostas.

A resposta de Estelita Mendonça vai ao encontro da definição da sua marca. Uma marca que se baseia numa estética fria, rude e, muitas vezes, austera mas, sobretudo, uma marca que é honesta, que se revela através de uma preocupação social e conceptual muito forte. «Pensar mais sobre moda e questionar o que se passa à minha volta é de extrema importância para mim», afirma o designer de moda. «Gosto de pensar que todos os produtos que crio são fruto de um processo racional à volta de um conceito, que normalmente se liga à maneira como outras pessoas à minha volta veem um assunto, é isso que me intriga e que me faz pesquisar e querer saber mais», partilha.

Estelita Mendonça utiliza a moda para consciencializar o público para problemáticas importantes do mundo contemporâneo, como o nomadismo, o sheltering, a transience e o social-aid. Esta forte ligação com o design thinking é já uma característica intrínseca ao trabalho desenvolvido pelo criador de moda. Através de uma linguagem estética marcadamente citadina, minimalista e intemporal, Estelita Mendonça liberta-se das regras e convenções impostas pela indústria da moda, para criar peças conceptuais de sportswear que «passem uma mensagem e um conceito».

Apesar de ser frequentemente reconhecido como designer de menswear, Estelita Mendonça prefere não limitar as suas criações a um género. «Geralmente, prefiro mostrar as minhas peças em homem, mas qualquer pessoa as pode usar», assegura. Se tiver que definir o consumidor da sua marca, descreve «uma pessoa que procura uma peça que a faça questionar-se, que a confronte e a faça agir sobre qualquer situação».

Desde a apresentação da primeira coleção, em 2010, no Espaço Bloom do Portugal Fashion (onde sazonalmente continua a mostrar as suas propostas), o designer tem assistido ao progressivo crescimento e consolidação internacional da sua marca. Para além dos sucessivos prémios recebidos em Portugal, Estelita Mendonça conta já com apresentações na Pitti Uomo, London Fashion Week, Vienna Fashion Week e com uma menção honrosa como melhor designer no International Fashion Showcase 2016 London Fashion Week.



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12 Janeiro, 2017   
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