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Reinventar o capote

Destaques / Marcas / 25 Maio, 2017

A Capote’s Emotion foi buscar o tradicional capote alentejano ao campo e levou-o para a cidade. A peça de vestuário icónica é agora praticamente feita à medida e ganhou novas cores, mais ousadas, para homens, mulheres e crianças, aquém e além-fronteiras, mas mantém o propósito inicial de proteger do frio de inverno.

Tal como tem acontecido com a peça que é uma reconhecida armadura contra invernos rigorosos, também a unir diferentes gerações está a marca fundada pela matriarca Delfina Marques, gerida ao lado das filhas. Legado pela tradição, o capote alentejano tem, desde 2013, corres garridas, gola e forro à escolha do freguês e, também, da freguesa.

Pelo batismo é fácil perceber qual a oferta da Capote’s Emotion, marca nacional sediada em Évora que, a partir do coração do Alentejo, expede capotes para os portugueses saudosistas – ou apenas migrantes em regiões frias – espalhados pelo mundo.

«A marca surgiu de uma ideia simples, a de reinventar essa peça que é o capote alentejano. É uma peça masculina, quem usa capotes são os homens do campo, sobretudo, e é uma peça muito bonita, muito nossa», revelou Delfina Marques, num artigo publicado na edição de março do Jornal Têxtil (ver Vestuário dá corda às exportações). Uma das suas ambições, sublinhou, era introduzir a peça no guarda-roupa feminino, numa versão mais leve e colorida. «Uma das vantagens dos tempos mais difíceis é fazer-nos olhar para aquilo que é nosso. Aquilo que temos e em que é preciso pegar novamente, foi isso que fizemos», acrescentou a fundadora da Capote’s Emotion.

Contando com o auxílio de cinco pessoas na confeção e, depois, com a ajuda da “prata da casa” nas diferentes vertentes do negócio, a marca divide as vendas pelas redes sociais, às quais chegam muitas encomendas «de portugueses a viver no estrangeiro», e pelo atelier em Évora. No número 16 da rua Miguel Bombarda, Delfina Marques vende ainda a turistas de visita à cidade, que se juntam a clientes em busca de uma peça 100% lã merino e pelo de borrego ou raposa capaz de enfrentar as baixas temperaturas.

Com uma coleção anual, apresentada em setembro, o forte da Capote’s Emotion é a peça por medida. «É muito o conceito do alfaiate», explicou a fundadora. Ao encomendar, o cliente pode escolher o forro e o tom da gola e, por isso, a marca «acaba por não ter duas peças iguais», garantiu.

“Capote’s Emotion” (2013/2014), “7 Cores, 7 Emoções” (2014/2015), “Évora com Emoção” (2015/2016) e, a mais recente, “Colorindo a Tradição” (2016/2017), inspirada por nove cores nacionais – do azul do azulejo aos pormenores dos tapetes de Arraiolos – compõem as coleções já lançadas pela marca.

Como resultado, a «Capote’s Emotion tem vindo a crescer de forma contínua e controlada», afirmou Delfina Marques, não deixando de destacar que para este “cante” de sucesso está também a parceria firmada logo ao nascimento com a Albano Morgado. «O nosso fornecedor de tecidos é a Albano Morgado, só trabalhamos com eles desde o início», referiu Delfina Marques sobre a valiosa aliança.



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