Recentes

Regras de conduta

Destaques / Tendências / 10 Maio, 2016

vestuário2As regras do vestuário de trabalho mudaram com as alterações sofridas no próprio ambiente, cada vez mais intervencionado pelas tecnologias e, no seguimento, pelo aumento do número de empresas nas mãos de jovens. O fato continua a ser peça obrigatória numa indústria conservadora, porém, em cenários mais descomprometidos, poder-se-á vestir uma camisola com capuz? E como manter o look casual sem perder profissionalismo?

À procura de respostas, o Business Insider consultou algumas startups de retalho e consultores de imagem de forma a estabelecer as novas regras para a indumentária de segunda a sexta-feira (ver Força de trabalho).

 

Casual, mas comprometido

A especialista em imagem Sylvie di Giusto considera que as pessoas têm vindo a adotar estilos demasiado casuais para o local de trabalho.

«As pessoas pensam que “casual” significa que não é preciso preocupar-se, mas isso está absolutamente errado!», afirmou ao Business Insider, aconselhando a mostrar comprometimento através dos coordenados escolhidos todas as manhãs.

 

vestuário5 vestuário6Vestir em sintonia

As pessoas que trabalham na área financeira geralmente vestem-se de forma mais conservadora do que as pessoas que trabalham em indústrias criativas, sublinha di Giusto.

E, ainda que ninguém fique mal num fato de alta-qualidade, a peça pode ser exagerada para o local de trabalho.

 

Roupas com propósito

«As pessoas usam incorretamente as roupas quando adotam uma postura demasiado casual», considera di Giusto, destacando que todas as roupas têm um propósito.

Os chinelos, por exemplo, são para a praia. As calças de ioga, acrescenta, são para a prática de ioga, porém, «posso garantir que 99% das calças de ioga nunca fizeram uma aula de ioga. As pessoas tendem a usar incorretamente as roupas», reconhece.

 

Evitar capuzes

Se a pessoa «não inventou uma empresa bilionária na sua garagem, não tem o direito de usar um capuz no trabalho», ironizou di Giusto, acrescentando que, a não ser que seja «Mark Zuckerberg, não pode fazer isso».

 

A tecnologia convida a coordenados casuais

A responsável de merchandising da empresa de vestuário vintage ModCloth, Nicole Haase, explica que «tal como acontece com a moda em geral, o vestuário de trabalho começa a ser mais casual, impulsionado pela cultura startup».

Hoje, o vestuário de trabalho é sobre «versatilidade, roupas que podem ser usadas dentro e fora do escritório e transitar do dia para a noite».

 

Esforço pela manhã

O esforço colocado na escolha de indumentária para o trabalho é, segundo Sylvie di Giusto, uma tendência que caiu em desuso. «Era uma espécie de ritual», recorda. Agora, admite que «as pessoas simplesmente não se preocupam. Limitam-se a vestir uma peça aleatória e vão trabalhar».

 

Sensualidade doseada vestuário7vestuário3

«Continuamos a acreditar que um decote muito pronunciado no escritório chama a atenção para o que não deve», advoga a cofundadora da empresa de vestuário de trabalho Of Mercer, Emelyn Northway. «E penso que isso é uma espécie de regra constante».

 

O segredo está no equilíbrio

Sobre os novos códigos do vestuário de trabalho, Northway defende ainda que o segredo é manter o equilíbrio entre as peças que compõem o coordenado.

A pessoa deve perceber que se «está a vestir um top, não deve vestir uma saia curta». Há uma espécie de combinação de coisas que certificam que a pessoa não está a exagerar, conclui.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Simons nos bastidores

Próxima Notícia

Modatex de portas abertas




Sugestões

Simons nos bastidores

“A Bigger Splash”, o novo filme de Luca Guadagnino que estreou em abril nas salas de cinema portuguesas, tem o contributo...

10 Maio, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.