Recentes

Receita simples

Designers / Destaques / 2 Novembro, 2015

2-LILI_SUMNER_SAINT_LAURENT_SPRING_2016_MENSWEAR_INDIGITALS-4 saint-laurent_ss16_fy1É apenas “rock’n’roll”, mas a verdade é que, quando a música é boa, todos dançam. No leme criativo da Saint Laurent desde 2012, Hedi Slimane tem sabido mostrar que uma receita simples pode alimentar a popularidade de uma marca sem lhe golpear o legado.

Numa altura em que a moda parece estar a caminhar com inconstância, graças, em parte, à entrada e saída de diretores criativos dos corredores do luxo, o jornal The Guardian propõe um pequeno historial ao trabalho de Hedi Slimane que se mantém firme nos comandos da – por ele rebatizada – Saint Laurent.

Ainda que se veja na mira da crítica com relativa frequência, o diretor criativo da Saint Laurent parece seguir o seu próprio caminho, livre de quaisquer atropelos.

Hedi Slimane chegou à histórica casa de moda francesa em 2012 e, desde então, arrecadou a adoração das celebridades, o que se refletiu em resultados positivos nas contas da insígnia. Na semana passada, o grupo Kering, detentor da marca, anunciou um crescimento de 36,9% nas vendas no terceiro trimestre de 2015, para 243,4 milhões euros.

 

O humor de Slimane

O look criado por Slimane – que se expressa numa combinação de botins, meias rasgadas e eyeliner esfumado – transformou-se numa verdadeira fonte de inspiração para a high street, com marcas como a Topshop e a Asos a garantirem uma tradução das passerelles da Saint Laurent nas suas montras físicas e digitais.

Justin O’Shea, diretor de compras na retalhista de luxo online MyTheresa.com, foi um dos primeiros a deixar-se deslumbrar pela visão de Slimane. «Para alguém um pouco mais novo do que a maioria da elite da moda é raro ir a um desfile e pensar: “isto é mesmo a minha cara”. Mas foi exatamente isso que senti no seu primeiro desfile. Adorei a música estilo rock’n’roll; não me pareceu uma tendência, pareceu-me um estilo de vida», referiu em declarações ao The Guardian.

Os desfiles de Slimane para a Saint Laurent são diferentes de todos quantos marcam o calendário da moda parisiense e têm nos músicos de obscuras bandas parte da sua audiência. Esta atmosfera transita inevitavelmente para as coleções, que acabam por estar sempre relacionadas umas com as outras – até o próprio perfil oficial da marca no Twitter surge monocromático e taciturno.

 

sl-girl-3 Saint-Laurent-m-RS16-2016Sexta-feira com Saint Laurent

O’Shea acredita que o sucesso da marca mora na sua simplicidade e acessibilidade. «São peças que podem ser usadas num bar numa sexta-feira; são confortáveis e cool e não fazem parecer que estamos a tentar forçar alguma coisa – são umas botas ou uma parka de inspiração militar», considera.

Para os seus intermináveis admiradores famosos, de Kate Moss a Lenny Kravitz, reside aqui grande parte do seu apelo: quando são fotografados em roupas Saint Laurent estes “rock’n’rollers” surgem confortáveis e iguais a si próprios.

«Essa estética grunge, caraterística dos anos 90, é algo que nunca chegou a sair de cena na moda», explicou Nivindya Sharma, analista na Verdict Retail. «Mas o facto de uma grande marca de luxo a ter transformado na sua assinatura fá-la novamente cool e relevante», acrescentou.

Ainda assim, muitos críticos estão longe de se deixar convencer. Grande parte acusa o designer de 47 anos de denegrir o legado do fundador Yves Saint Laurent ao ter removido o “Yves” durante o seu rebranding e ter rebatizado a insígnia de “Saint Laurent Paris”.

O’Shea relativiza. «Qual é o mal da simplicidade?», questionou. «A popularidade e as vendas baseiam-se na criação de desejo, emoção e paixão – e a Saint Laurent é sobre isso tudo», concluiu o diretor de compras da MyTheresa.com.



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Artistas de Instagram

Próxima Notícia

A moda do rio Han




Sugestões

Artistas de Instagram

Alessandro Michele continua empenhado na sua tarefa de transportar a insígnia italiana para o real, o que tem assumido contornos...

2 Novembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.