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Quando a moda imita a arte

Designers / 14 Agosto, 2013

Os crânios da McQueen ganham borboletas de Damien Hirst, numa coleção única que comemora 10 anos dos icónicos lenços desenhados pelo criador Alexander McQueen.

A marca de luxo uniu-se ao artista plástico para criar uma edição limitada de 30 lenços comemorativos do 10.º aniversário da peça de autor.

Os desenhos foram beber inspiração às séries “Entomology” do artista britânico: borboletas, aranhas e outros insetos foram incorporados em cada lenço para formarem formas geométricas caleidoscópicas, criando a caveira que é o padrão-assinatura da McQueen.

Os lenços, que deverão chegar às lojas e ao site de comércio eletrónico da marca em meados de novembro, estão disponíveis em vários materiais, incluindo chiffon e caxemira.

O lenço com caveiras tornou-se uma peça icónica da McQueen desde que foi mostrado pelo fundador da marca, Alexander McQueen, como parte da coleção primavera-verão 2003. Disponível em diferentes cores, o design tornou-se ainda mais popular quando McQueen morreu em 2010.

Damien Hirst também é conhecido por usar caveiras no seu trabalho. Em 2007 produziu “For the Love of God”, um molde em platina de um crânio humano incrustado com 8.601 diamantes que, alegadamente, terá sido vendido por 50 milhões de libras a um comprador privado.

Hirst também já trabalhou antes com a moda, emprestando o ano passado os seus designs à marca de luxo The Row para uma coleção de mochilas de crocodilo e em 2008 desenhou uma linha para a marca de denim Levi’s.

Damien Hirst segue assim os passos de outros jovens artistas britânicos integrados no movimento “Young British Artists” promovido por Charles Saatchi, como Jake e Dinos Chapman, que recentemente colaboraram com a Louis Vuitton numa coleção de acessórios de homem.








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