Recentes

Portugal Fashion abraça mudança

Desfiles / Destaques / 27 Março, 2017

Katty Xiomara

Numa Europa abalada pelas convulsões sociais e políticas e com a indústria da moda em mudança, a 40.ª edição do Portugal Fashion mostrou o seu lado solidário, a sua adaptação a novos modelos de negócio e formas de apresentação. Como porto seguro, a fileira moda nacional voltou-se para as memórias da infância e, como hino à liberdade, as coleções dedicadas ao outono-inverno 2017/2018 viajaram pelo globo.

No Porto, o 3.º dia de desfiles da 40.ª edição do Portugal Fashion (ver Os decretos do Portugal Fashion e Novo comandante no Bloom) amanheceu no Centro Português de Fotografia, que recebeu não só as propostas para a próxima estação fria de Katty Xiomara – já apresentadas em Nova Iorque –, mas também uma exposição de fotografia organizada pela designer e um leilão solidário a favor da Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

Sobre a exposição “Anatomia do Tempo – Memories Revisited – Night, Fashion & Fantasy”, que agregou o trabalho de oito fotógrafos de moda e deverá ficar no Centro Português de Fotografia durante um mês, Katty Xiomara explicou ao Portugal Têxtil que «por termos escolhido o Centro Português de Fotografia, também quisemos fazer uma exposição de fotografia de moda». Inspirado – tal como a coleção apresentada em passerelle – pelo tema musical “El toro enamorado de la luna”, aliando a criatividade da designer às técnicas de tapeçaria da empresa portuguesa Desistart, e a servir de pano de fundo ao desfile esteve também um tapete solidário com 2×4 metros, «que será licitado online e todo o dinheiro arrecadado irá reverter a favor da Acreditar». O quadro conceptual que serviu de ponto de partida à designer materializou-se depois no preto e azul da noite que serviram de base aos brilhos da lua e das estrelas em peças com várias texturas e volumetrias, com rendas, bordados, jacquards e estampados em destaque.

Anabela Baldaque

Carlos Gil

O alinhamento do 3.º dia de desfiles do Portugal Fashion continuou no quartel-geral da Alfândega do Porto, que deixou conhecer as coleções da marca Pé de Chumbo, Anabela Baldaque, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt, Diogo Miranda, Luís Onofre e Carlos Gil.

Viajada pelo Oriente, a coleção “Império dos Sentidos” de Anabela Baldaque, como explicou a designer, «vive das cores das especiarias e foi bastante difícil de ser trabalhada. É uma coleção com pormenores incríveis, com dedicações de mão-de-obra primorosas», dos folhos ao pelo falso, dos estampados às rendas.

Para a próxima estação fria, Carlos Gil optou por viajar no tempo – depois de ter viajado até à semana de moda de Milão –, mais precisamente às suas memórias de infância e transpôs pássaros, tartarugas e pinguins para peças femininas, «mas confortáveis», como sublinhou, que ajudam a «reviver um passado feliz numa imagem alegre» que se estendeu também às cores vivas do cubo mágico que intersetou várias peças.

Pé de Chumbo

Estelita Mendonça

A brincar a sério com a geometria e texturas pixelizadas, fruto de parcerias com vários artistas plásticos, esteve também Susana Bettencourt, que nesta estação decidiu apostar no modelo “ver agora/comprar agora”, numa parceria com a loja online Minty Square.

«A Minty Square já tem uma equipa preparada para fazer isso e como nós já tínhamos lookbook preparado e folha de preços, enviámos tudo para eles», contou ao Portugal Têxtil, ressalvando que «a ideia é fechar as encomendas até ao dia 15 de abril e as pessoas receberem as peças no dia 1 de agosto».

Num passo à frente, e portanto a par do impacto da coleção apresentada em passerelle junto dos clientes, esteve a marca Pé de Chumbo, cujas propostas para o outono-inverno 2017/2018 já correram as feiras internacionais. «Esta coleção já foi vendida, quando fazemos o desfile já fizemos as feiras todas e teve muita aceitação», sublinhou a designer Alexandra Oliveira sobre as peças com brilho em rendados com folhos para festa, jogos de lãs grossas e camisolões e vestidos soltos em tiras de malha.

Cada vez mais atentos ao que os rodeia, os designers nacionais não ignoraram também as questões políticas que têm marcado a atualidade. A este propósito, Estelita Mendonça reinterpretou logotipos já existentes, como o da DHL, Petrobras ou o símbolo da campanha política de Donald Trump.

Diogo Miranda

Luís Onofre

«A ideia desta coleção tem muito a ver com o que tem acontecido no último ano a nível social e político», resumiu sobre as propostas, na sua maioria desenvolvidas com materiais reciclados em silhuetas streetwear.

O dia ficou ainda nas mãos – e nos pés – de Diogo Miranda e Luís Onofre, com o primeiro a comemorar 10 anos da marca numa coleção «bastante sexy e com peças em que as mulheres se sentem muito femininas» de estética anos 1980 e o segundo a poder assumir o papel de presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (Apiccaps), já depois das eleições agendadas para abril. «Só posso dizer que é um orgulho ter sido eleito pela direção para formar uma lista para ser o novo presidente», afirmou, ao Portugal Têxtil, Luís Onofre, que encaminhou para a passerelle calçado e acessórios de homem e senhora, tendo introduzido nesta edição a marroquinaria masculina. «Há um especial destaque para a mochila de homem que tanto dá para mala de mão, como para mochila e inclusivamente para levar o portátil ou tablet – está muito bem pensada para um homem moderno», garantiu.

O Portugal Fashion encerrou a sua 40ª edição no dia seguinte, sábado, mas isso já é outra história.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Novo comandante no Bloom

Próxima Notícia

PF com selo presidencial




Sugestões

Novo comandante no Bloom

Depois da marcha Sul-Norte, o segundo dia de desfiles do Portugal Fashion tomou de assalto o 3.º piso do Palácio dos CTT,...

24 Março, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.