Recentes

Pequeno ecrã em grande estilo

Destaques / Tendências / 2 Março, 2015

As tendências percorrem diferentes itinerários, mas sempre acabam por alcançar os mais atentos. Chegam através das semanas da moda, seguem a via das campanhas publicitárias, ocupam montras nas ruas, blogues e revistas da especialidade. Ou então, passeiam pelo pequeno ecrã e entram pela sala de estar.

TV3 On Location For "Gossip Girl"

O universo das séries televisivas vive do suspense, amores e desamores, tiros certeiros. Vastos caudais de lágrimas, pequenos e grandes horrores. Mas também de grandes cenários, personagens únicas e guarda-roupas de sonho.

Marcas, designers e até linhas de vestuário exclusivas mostram que a moda pode ser um importante fator na hora de escolher a companhia para o serão.

 

Interpretações de estilo

Ao longo dos anos, as séries televisivas foram sabendo ocupar o seu espaço no universo da moda e, para isso, muito contribuíram personagens que vestiram papéis únicos e peças de roupa excecionais.

Carrie Bradshaw em “Sex and the City”, Blair Waldorf em “Gossip Girl” e Olivia Pope em “Scandal” destacam-se pelas personagens interpretadas e pelas roupas e acessórios que lhes adornam os corpos.

Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, é provavelmente a figura mais recorrente quando se pensa nos cruzamentos entre moda e televisão.

A colunista de “Sex & the City” não tinha medo de apostar em peças mais excêntricas e conjuntos à primeira vista disfuncionais. Misturava o masculino e feminino em diversos looks e calçava como ninguém. O guarda-roupa da série que marcou a mudança na imagem da mulher foi assinado por Patricia Field durante as seis temporadas.

No seio do trio feminino de “Friends”, Rachel Green, interpretada por Jennifer Aniston, respirava moda. O figurino da sua personagem acompanhou as tendências de moda dos anos 90 e início dos anos 2000, e os seus cortes de cabelo marcaram uma geração.

Em “Gossip Girl”, Blair Waldorf, personagem vivida por Leighton Meester, deslumbrava com looks capazes de fazer esquecer o mundo fora do pequeno ecrã. A coquete da elite de Manhattan apresentava um guarda-roupa, a cargo do figurinista Eric Daman, que investia em peças provenientes das mais sofisticadas casas de moda internacionais.

A série de sucesso da ABC “Scandal” traz como protagonista uma mulher madura e elegante, interpretada por Kerry Washington. Sapatos Christian Louboutin, luvas Prada e casacos Giorgio Armani constroem um armário de inveja.

A CEO Claire Underwood, interpretada pela atriz Robin Wright, reconhece certamente a importância da escolha de vestuário na hora de criar impacto. O seu corte de cabelo, curto e moderno, faz dela uma mulher elegante e clássica. Ralph Lauren e Burberry nas roupas e Yves Saint Laurent nas bolsas são as estrelas no guarda-roupa da mulher de Francis Underwood.

 

Elenco de luxos

Os figurinos são peças essenciais no tabuleiro da ficção. Sobretudo em séries de época. Figurinistas e historiadores trabalham para que a alfaiataria e a paleta de cores façam o espectador viajar no tempo, sem sair do seu espaço.

Em “Boardwalk Empire” é retratada a vida dos poderosos americanos de Atlantic City, nos anos 1920. O figurino apresenta fatos com referência à estética “gangster” e vestidos com as silhuetas marcantes da época, acompanhados por chapéus e peles.

Escrita por Julian Fellowes, a série britânica “Downton Abbey” retrata o quotidiano e os jogos de poder da família Crawley durante o reinado de George V, em 1912. A figurinista Susanna Buxton optou por criar roupas femininas sóbrias que representam as mudanças históricas ocorridas com a Primeira Guerra Mundial.

Já “Game of Thrones”, série baseada nos livros de George R. R. Martin, vive uma época fictícia e cenários com diferentes condições climatéricas, onde cada reino apresenta ainda referências estéticas próprias. Um verdadeiro desafio para os figurinistas.

A trama de “Mad Men” acompanha o quotidiano de uma empresa de publicidade. A série é aclamada pela crítica por retratar as mudanças no comportamento social dos EUA a partir dos anos 1960. Janie Bryant, figurinista responsável, inspirou-se nos editoriais das revistas de moda de época para criar o vestuário.

 

Linhas exclusivas

O impacto das séries televisivas nas tendências de moda fica esclarecido quando as marcas decidem lançar linhas inspiradas nos protagonistas.

A The Limited lançou uma linha inspirada em Olivia Pope e no rico guarda-roupa daquela que é presença assídua nos corredores da Casa Branca. A coleção chegou às lojas em setembro de 2014.

Também a marca Banana Republic lançou linha de roupa inspirada nos várias vezes enaltecidos figurinos de “Mad Men”.

Já os fanáticos da série “Revenge” têm, graças à Matchbook Co., uma linha de vestuário e acessórios baseados nas personagens da série. As peças inspiradas nos vestidos de Emily Thorne e Victoria Grayson apresentam tecidos nobres, como a seda e a renda.

Depois destas, outras séries virão, certamente, a destacar-se no universo da moda. Prova de que as roupas dizem tanto das personagens como as suas falas.








Notícia Anterior

O sonho americano

Próxima Notícia

Nasceu o Capelista




Sugestões

O sonho americano

Tommy Hilfiger celebra, em 2015, os 30 anos da sua marca e revela todos os segredos que fizeram de si um dos mais reputados...

2 Março, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.