Recentes

Páginas em verde

Cultura / Destaques / 5 Janeiro, 2017

bookPublicado em 2012, o livro “The Sustainable Fashion Handbook” merece uma releitura em 2017, aconselham os insiders. Considerando o impacto dos millennials e das respetivas preocupações ecológicas na indústria da moda e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por marcas como H&M, Levi’s, Adidas ou Patagonia ser verde nunca foi tão cool.

Numa altura em que já é conhecida a cor que vai influenciar as tendências de moda, publicidade, design e decoração de interiores nos próximos 12 meses – o Greenery, um verde revitalizante que anuncia um novo começo –, o portal de tendências WGSN deixa uma sugestão de leitura alusiva: “The Sustainable Fashion Handbook”, de Sandy Black.

O Pantone Color Institute explicou, aquando da revelação da cor do ano, que a escolha do tom verde Pantone 15-0343 simbolizava regeneração, preocupações ambientais e que «explode em 2017 para promover a esperança que coletivamente se anseia».

O livro promete captar a atenção dos atuais consumidores de moda, preocupados com as questões “Como?” e “Onde?” quando se trata de renovar o guarda-roupa.

Alguns retalhistas de vestuário têm vindo a esforçar-se por reduzir a sua pegada ecológica – a Levi’s apela à redução de água, a Adidas recicla as garrafas de plástico retiradas do fundo dos oceanos, a H&M tem em andamento diversas iniciativas de reciclagem de resíduos têxteis e a Patagonia voltou-se para o vestuário em segunda mão. Porém, há outras iniciativas do género e são cada vez mais as marcas que vão incluindo o verde não só nas suas coleções, mas também nos seus negócios.

O “Sustainable Fashion Handbook”, livro ilustrado publicado em 2012 pela Thames & Hudson, explora os avanços da indústria da moda na sua relação com o meio ambiente.

Folhear o volume permite conhecer entrevistas com revolucionário em design como Hussein Chalayan, marcas éticas como a People Tree, designers emergentes que estão a colocar as questões éticas em primeiro lugar, uma análise aos pares da Clarks, pioneira no design sustentável na produção de calçado, entre outros.

A obra literária deixa ainda um olhar honesto sobre as questões éticas colocadas à indústria, como o aprovisionamento e as condições laborais.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

A nova vida do Design Museum

Próxima Notícia

No lugar do designer




Sugestões

A nova vida do Design Museum

Walkmans e iPhones, carros clássicos e braços robóticos – desde que abriu portas em novembro, o renovado Design Museum...

4 Janeiro, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.