A noite de domingo premiou o talento nacional na XX Gala dos Globos de Ouro. No evento da Sic/Caras, Filipe Faísca, Sara Sampaio e Rúben Rua foram os distinguidos na categoria de Moda.
O Coliseu dos Recreios recebeu a passadeira vermelha, os flashes, os vestidos e os rostos conhecidos daqueles que se dedicam às áreas da Moda, Cinema, Teatro, Música e Desporto em Portugal.
Aos comandos de Bárbara Guimarães, as personalidades que mais se destacaram em cada uma das categorias subiram ao palco para receber o galardão que coroou o seu percurso ao longo de 2014.
Na categoria de Moda, Filipe Faísca foi distinguido com o Globo de Ouro de Melhor Estilista. Emocionado, o criador não deixou de salientar o importante papel da sua equipa na conquista daquela distinção. «Já vesti atores de teatro, de cinema e sempre me senti a ajudar. Sempre precisei de uma equipa forte para conseguir vencer batalhas», afirmou o criador antes de nomear aqueles que trabalham consigo diariamente.
Entre outros nomes, o criador vestiu para aquela noite de gala a atriz Diana Nicolau e a jurada do Ídolos Maria João Bastos, que conseguiu a unanimidade dos elogios em torno do seu vestido branco que deixava as costas a descoberto.
Sara Sampaio, o novo anjo da Victoria’s Secret, conquistou, pela quarta vez, o Globo de Ouro de Melhor Modelo Feminino. «Obrigada pelo meu 4º Globo de Ouro por melhor manequim feminina. Nada disto seria possível se há 8 anos a Central Models não tivesse acreditado numa menina de 15 anos!», escreveu Sara na sua página oficial do Facebook. A modelo também deslumbrou num vestido preto longo de Stella McCartney.
Rúben Rua foi galardoado com o Globo de Melhor Modelo Masculino. «Estou muito feliz. Do fundo do coração. Muito obrigado a todos», escreveu também naquela rede social.
Na noite de domingo foram ainda distinguidos grandes profissionais das áreas de Cinema, Teatro, Música e Desporto. O prémio Revelação do Ano, atribuído pelo público, foi entregue ao jovem ator Tiago Teotónio Pereira, e a TV Globo foi condecorada com o Globo de Mérito e Excelência.
Nas comemorações do 20.º aniversário da maior gala do ano, a Sic/Caras reuniu ainda os nomes de Eunice Muñoz, Joaquim de Almeida, Fernanda Ribeiro, Miguel Ângelo e Nuno Gama, que em 1996 foram galardoados com os primeiros Globos de Ouro (relativos ao trabalho desenvolvido em 1995). Nuno Gama recordou as emoções sentidas naquela altura «Fiquei surpreendido só por estar nomeado», contou, o criador então distinguido com o galardão de Personalidade do Ano na categoria de Moda.
Os vencedores:
Moda Melhor Estilista – Filipe Faísca Melhor Modelo Feminino – Sara Sampaio Melhor Modelo Masculino – Rúben Rua
Cinema Melhor Atriz – Maria do Céu Guerra | Os Gatos Não Têm Vertigens Melhor Ator – Filipe Duarte | A Vida Invisível Melhor Filme – Os Maias, Cenas da Vida Romântica
Teatro Melhor Atriz – Sara Carinhas | A Farsa Melhor Ator – Diogo Infante | Ode Marítima Melhor Peça / Espetáculo – Tropa Fandanga
Música Melhor Interprete Individual – António Zambujo Melhor Grupo – Dead Combo Melhor Música – Pica do 7 | António Zambujo
Desporto Melhor Desportista Feminino – Telma Monteiro Melhor Atleta Masculino – Cristiano Ronaldo Melhor Treinador – Jorge Jesus
Prémio Revelação do Ano – Tiago Teotónio Pereira
Prémio de Mérito e Excelência – TV Globo