Recentes

Com os pés no museu

Cultura / Destaques / 8 Novembro, 2016

Luís Onofre Primavera-verão 2017

Foto Ugo Camera

Luís Onofre Primavera-verão 2017

Os passos dados aquém e além-fronteiras pelo calçado nacional valeram-lhe um museu. O Museu do Calçado foi inaugurado este fim-de-semana em S. João da Madeira e destaca, no seu arranque, o trabalho de Luís Onofre, com uma exposição temporária que revê alguns dos pares mais icónicos do designer.

Inaugurado a 5 de novembro, na Torre da Oliva, em S. João da Madeira, o Museu do Calçado retraça a evolução da indústria ao longo dos séculos e explora o papel do sapato nas artes plásticas. Em exibição estão nove máquinas, 42 obras de arte, 77 ferramentas e mais de 500 pares de sapatos pertencentes a uma coleção de origem nacional e internacional.

A montra gigante começa com os pés postos na pré-história e vai caminhando até ao século XXI, sendo que a componente industrial do museu se concentra no século XX e as peças artísticas refletem tendências mais contemporâneas.

O Museu do Calçado, resultado de um investimento de 1 milhão de euros, é obra da autarquia local. «Já há muito que S. João da Madeira tem o epíteto de capital portuguesa do calçado e era tempo de prestarmos à cidade um tributo que homenageasse esta indústria, os seus empresários e trabalhadores, não apenas na perspetiva local, mas evocando também o impacto deste sector na economia portuguesa e o seu estatuto de referência a nível mundial», revelou, à Lusa, o presidente da autarquia, Ricardo Oliveira Figueiredo. «O nosso objetivo é que este seja um museu vivo, cuja dinâmica se revele proporcional à capacidade de inovação e competitividade que a indústria local do calçado sempre soube demonstrar e pela qual se distinguiu, tanto ao nível nacional como internacional», acrescentou.

O Museu do Calçado funciona de terça-feira a domingo e, no seu arranque, os destaques vão para a exposição temporária sobre Luís Onofre, com vários pares desenhados pelo responsável por alguns dos sapatos mais cobiçados da ala feminina nos últimos anos. No espaço é ainda possível conhecer todos os processos – desde o desenho à montra – atravessados por um par de sapatos, bem como uma retrospetiva especial sobre a história da marca desportiva Sanjo.

Até ao final do ano, o Museu do Calçado tem entrada gratuita.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

A dupla deste inverno

Próxima Notícia

Filipe Faísca em retrospetiva




Sugestões

A dupla deste inverno

O veludo no tom vinho e as sweatshirts com botas over-the-knee, os plissados em metalizado e as transparências com opacidades...

8 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.