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Com os pés no futuro

Destaques / Marcas / 15 Dezembro, 2016

nike1Hollywood adora o futuro. Dos animados “The Jetsons” à recente série de sucesso “Westworld”, a comunidade sempre se deixou fascinar por realidades distantes. A indústria do calçado desportivo parece seguir os mesmos passos do entretenimento – a Adidas e a Nike já apresentaram as novas gerações de sapatilhas e não lhes faltam efeitos especiais.

Ao longo de 2016, já se leram várias notícias sobre fábricas automatizadas, sapatilhas fabricadas a partir de resíduos encontrados no fundo do oceano (ver O mergulho das marcas), notícias sobre a impressão 3D (ver Uma corrida a três dimensões). Relatos de inovação, mas ainda assim fora do raio de alcance da maioria dos consumidores – como se estivessem dentro do ecrã.

Porém, agora, as gigantes desportivas decidiram saltar com os consumidores para dentro dos ecrãs. Há semanas, a Nike apresentou as sapatilhas HyperAdapt 1.0 (com um preço de 720 dólares [aproximadamente 677 euros]).

As sapatilhas que prometem ajustar os atacadores ao pé de cada utilizador são para a marca o resultado das pesquisas de engenharia digital, elétrica e mecânica. O modelo vai estar disponível a partir do verão em três cores, apenas para membros da comunidade Nike+, e o princípio da adaptabilidade automática das sapatilhas é o mesmo que foi mostrado em 1989 pela marca no filme “Regresso ao Futuro”.

A responsável pela inovação na empresa, Tiffany Beers, afirmou, à revista digital Racked, que a tecnologia pode ser uma mais-valia para qualquer pessoa – crianças, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência motora – que tenha dificuldades em apertar as suas sapatilhas.

adidas1A arquirrival Adidas (ver Adidas recupera segundo lugar) respondeu com as primeiras sapatilhas impressas em 3D, as Futurecraft Runner (333 dólares). Trata-se de um dos produtos do centro Speedfactory da Adidas, que permite que a empresa acelere a produção e, assim, possa responder melhor e mais rápido aos pedidos dos clientes.

O diretor da equipa Future da Adidas, Mikal Peveto, apelida a tecnologia de impressão 3D utilizada para criar as Futurecraft Runner de «uma Estrela Polar para a indústria».

Peveto acredita mesmo que a impressão 3D é parte integrante do futuro da indústria de calçado desportivo. A impressão 3D pode criar «sapatilhas personalizadas com base no utilizador, incluindo o seu estilo de corrida, a fisionomia do pé, as necessidades de performance e as preferências pessoais», explicou.

adidas2Até aqui, este tipo de tecnologia estava reservado a atletas de elite, por isso, este é um importante passo para o sector. Agora, qualquer pessoa (com algumas centenas de dólares disponíveis) pode participar destes avanços tecnológicos.

Eventualmente, a marca espera que os clientes possam entrar na loja, correr numa passadeira e sair com um par único, especificamente projetado para si durante a visita.



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