Recentes

Os novos membros

Designers / Destaques / 23 Novembro, 2015

aouadi-070715-ctsy0081-683x1024 defile-iris-van-herpen-automne-hiver-2015-2016Para janeiro de 2016 está já agendada a estreia da holandesa Iris Van Herpen, do francês Yacine Aouadi e da chinesa Guo Pei no calendário da alta-costura parisiense. Os três designers acabam de ser reconhecidos pela Chambre Syndicale de la Haute Couture para integrarem o clube restrito de nomes de habilidosos artesãos que transformam, na passerelle, o mundo dos sonhos em realidade.

Iris Van Herpen já se apresentava como designer convidada na semana de alta-costura da capital francesa desde 2011, mas havia parado e começado a desfilar na passerelle parisiense dedicada ao pronto-a-vestir (ver As interseções de Iris Van Herpen).

As criações da designer holandesa de 31 anos materializam uma fusão entre ciência, tecnologia e trabalho artesanal e resultam em peças únicas – caso do vestido impresso no corpo da atriz Gwendoline Christie durante o desfile da Semana de Moda de Paris. A exposição “Transforming Fashion” – de portas abertas no High Museum, em Atlanta, EUA, até ao dia 15 de maio de 2016 – procura explorar oito anos de dualidades que elevam a moda à esfera da arte, num total de 45 peças de 15 coleções de alta-costura de Iris Van Herpen, acabando por traçar uma trajetória de constante superação.

Em entrevista ao The Creators Project, a designer holandesa diz que anseia por uma mistura mais interessante da alta-costura com o pronto-a-vestir, fazendo assim com que as duas realidades não sejam tão díspares.

O nome de Guo Pei figura atualmente como um dos mais proeminentes da moda chinesa (ver A cultura chinesa na moda). A designer ganhou destaque quando a cantora pop Rihanna usou um dos seus vestidos na passadeira vermelha da gala do Met, no início deste ano. O evento celebrou a abertura da exposição “China: Through The Looking Glass” e o trabalho sumptuoso de Pei acaba por englobar fortes influências da cultura oriental.

Yacine Aouadi completa a lista de novos designers que ingressam no calendário de alta-costura a partir do próximo ano. Nascido em 1980 em Marselha, Aouadi começou a trabalhar na Balmain como estagiário, depois de terminar os estudos no Studio Berçot, em Paris.

O designer francês logo foi promovido e entrou para o atelier da casa de moda, onde auxiliou Christophe Decarnin e, depois, o seu sucessor, Olivier Rousteing.

Recentemente, Yacine Aouadi vestiu a atriz Cate Blanchett na passadeira vermelha da 53ª edição do New York Film Festival, surpreendendo os entendidos e, ainda asssim, recebendo o seu aceno. O vestido era preto, pelo tornozelo e as mangas imitavam tatuagens nos braços da beleza australiana de “Carol”.

 

Termo protegido e controlado

O que caracteriza a alta-costura é a sua moda exclusiva, feita à mão, com materiais nobres. Quem define o que é e o que não é alta-costura é a Chambre Syndicale de la Haute Couture, fundada em 1973 em Paris, que revê o grupo de marcas anualmente (ver O ADN da alta-costura).

O termo é legalmente protegido e controlado e há regras rígidas: ter um atelier em Paris, empregar pelo menos uma equipa de 15 pessoas a tempo integral, fazer as peças por encomenda com pelo menos uma prova de roupa e apresentar as coleções publicamente duas vezes por ano, com pelo menos 35 coordenados para dia e noite.

Os designers são ainda avaliados semestralmente para se definir se continuarão ou não a participar no evento.

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

A resistência do estilo

Próxima Notícia

Prendas com estilo




Sugestões

A resistência do estilo

Estreou na semana passada nas salas de cinema portuguesas o último filme da saga “Hunger Games” e, ainda que a moda...

23 Novembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.