Recentes

Os monstros de Lady Gaga

Cultura / Destaques / 26 Fevereiro, 2016

c0b39c3877da40b78fe6f940b42e24b2-343c976f3d4e4e819c851b40ff5900e6-2lady-gaga-grammy-awards-david-bowie“Little monsters” – assim é designado o clube de fãs da excêntrica cantora norte-americana. Lady Gaga já vestiu carne, participa numa série de horror, recebeu um Óscar e, recentemente, brindou a David Bowie no palco dos Grammys. No entretanto, foi vestida por alguns dos nomes mais sonantes da indústria da moda.

De Alexander McQueen a Marc Jacobs, os monstros da moda estão, desde sempre, por Lady Gaga – prova disso foi o “caso do vestido” de noiva da cantora (ver 36 vestidos para Gaga). Na mais recente temporada de desfiles em Nova Iorque, entre modelos como Peyton Knight, Kendall Jenner e Molly Blair estava Lady Gaga, que desfilou para a Marc Jacobs, segundo a própria, como «musa criativa e artística», e roubou todas as atenções da assistência.

Para além de Marc Jacobs – que de resto desempenhou um importante papel nos figurinos usados pela cantora na homenagem a David Bowie nos Grammys –, Lady Gaga tem na sua lista de contactos da indústria da moda nomes como Donatella Versace, Thierry Mugler e Tom Ford.

Os primeiros anos da carreira de Lady Gaga foram, em grande parte, definidos por uma relação criativa com Nicola Formichetti, que elevou a fasquia de alguns dos coordenados mais icónicos da cantora. Mais recentemente, Lady Gaga assumiu o papel de atriz na quinta temporada da série de culto “American Horror Story”, repescando o arquivo de Yohji Yamamoto e Alexander McQueen para cimentar as referências de moda da sua personagem.

 

lady-gaga-alexander-mcqueen-2009--large-msg-126592570453Mcqueen reintroduz Gaga

Quando foi anunciado que Lady Gaga iria regressar depois de um hiato de um ano para lançar um novo single, os fãs estavam desesperados para descobrir onde poderiam ouvi-lo pela primeira vez. “Bad Romance” estreou no final do desfile de Alexander MqQueen “Plato’s Atlantis”, em 2009, um espetáculo de moda transmitido online via SHOWstudio – o primeiro desfile de sempre a ser transmitido ao vivo na rede.

A coleção viria a ser a última do criador, deixando ao mundo as icónicas botas “Armadillo” que Lady Gaga posteriormente calçou no vídeo de “Bad Romance”. Apenas um mês depois da trágica morte de McQueen, em 2010, a cantora alterou a sua performance nos Brit Awards para prestar homenagem ao designer, tendo recebido o prémio envergando um vestido de renda vermelha do desfile de outono-inverno de 1998 do designer britânico.

 

Rosto da Versace

O caso de amor da Versace com Lady Gaga é duradouro e bem documentado. A amizade começou em 2011, quando Donatella Versace abriu, em exclusivo, os arquivos da casa de moda para emprestar vários looks para o vídeo “Edge of Glory” da cantora. Desde então, Lady Gaga tem sido uma presença regular nos desfiles da Versace e amiga próxima da designer italiana.

O relacionamento seria cimentado em 2013, quando a Versace anunciou que Lady Gaga seria o rosto da sua campanha primavera-verão 2014. Fotografa pela dupla Mert & Marcus, esta foi considerada uma das campanhas mais memoráveis da marca.

 

gagapap2Um cyborg Mugler

O lendário costureiro Thierry Mugler é responsável por alguns dos mais vanguardistas looks de moda, incluindo o bodysuit “Cyborg”, que foi destacado no vídeo “Paparazzi”, em 2009.

E, quando o stylist de longa data da cantora Nicola Formichetti foi apontado como diretor criativo da marca, em 2010, fazia todo o sentido que Lady Gaga desfilasse na passerelle de apresentação da primeira coleção do designer, no outono-inverno de 2011/2012. Transcendendo o papel tradicional de modelo, Lady Gaga abriu o desfile num look de latex e contribuiu para a banda sonora do desfile.

 

Dançar com Ford

Tom Ford tem vindo a fazer correr tinta nos media especializados graças à sua recusa em alinhar a apresentação das suas coleções com o calendário de moda. E, para a apresentação da coleção primavera-verão 2016, Ford trocou a passerelle por um palco e lançou um videoclip em parceria, claro está, com Lady Gaga (ver Na dúvida, dance).

A cantora fez uma cover da música de Nile Rodgers “I Want Your Love”, gravada originalmente pelos “Chic” em 1978 e, no vídeo, Aymeline Valade, Lexi Boling, Mica Arganaraz e Lucky Blue Smith tomam conta de uma pequena passerelle iluminada e animada, ainda que sem fila A.

 

 



Etiquetas: , , , ,




Notícia Anterior

Jeans versus água

Próxima Notícia

Entre amigos




Sugestões

Jeans versus água

Lavar os jeans à máquina pode danificar o material e arruinar aquele par que pertence mais ao coração do que ao guarda-roupa....

26 Fevereiro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.