Recentes

Olha o robot!

Cultura / Destaques / 5 Maio, 2017

Entre a robotização da produção e a digitalização dos processos, as empresas do sector têxtil e vestuário estão a ficar mais inteligentes e tomar a sua posição na Indústria 4.0. Uma nova revolução industrial onde Portugal poderá posicionar-se na crista da onda.

A evolução da tecnologia está a criar novos desafios e novas oportunidades para a indústria têxtil e vestuário, com a chamada Indústria 4.0 a dar os primeiros passos em Portugal. No mês em que se realiza a feira de tecnologia para o processamento de têxteis e materiais flexíveis Texprocess, o Jornal Têxtil revela o posicionamento de empresas como a Fiorima, Flor da Moda, Lipaco, JF Almeida, P&R Têxteis e Orfama, algumas das medidas que o governo português está a implementar para estimular a adoção dos princípios da Indústria 4.0, assim como as iniciativas nesta área de gigantes como a Amazon, a Adidas e a Reebok.

Gigante é também a Olbo & Mehler, que continua a afirmar-se nos têxteis técnicos. A empresa, que estará presente na feira de têxteis técnicos e não-tecidos Techtextil e cujo portefólio de produtos inclui soluções para oito áreas distintas definidas pela feira, está a expandir o departamento de I&D em Portugal e prepara-se para investir mais 4 milhões de euros em 2017 e 2018, como revela, numa entrevista a não perder, o CEO Alberto Tavares.

Ainda no campo da I&D, a Sedacor, em parceria com a Têxteis Penedo, o Citeve e o LSRE-LCM, tem em projeto a industrialização de um fio de algodão com cortiça, numa iniciativa que volta a colocar o chamado “ouro português” na moda.

E por falar em moda, a Paulo de Oliveira está atenta às tendências e para a primavera-verão 2018 apresenta um vasto leque de novidades, incluindo uma linha informal. Já a Ribera está a introduzir as guipuras o seu portefólio, depois das rendas com lã começarem a seduzir o mercado.

Entre os muitos novos projetos da indústria têxtil e vestuário portuguesa, damos ainda conta do sucesso da Somelos Tecidos nos EUA, do novo investimento tecnológico da Vilartex, das metas de expansão da Villafelpos, da nova marca própria da Irmãos M. Marques, do crescimento do negócio da Cherrypapaya, da nova aposta da Paula Borges, dos bons resultados da Manuel Fernando Azevedo, da investida da Lion of Porches na reformulação da plataforma online, da nova tecnologia da Pizarro e ainda da estratégia da Malhinter, que tem partilhado os lucros da empresa com os seus trabalhadores.

Conheça ainda as tendências para o outono-inverno 2017/2018 nas principais passerelles de moda mundiais, incluindo a ModaLisboa e o Portugal Fashion, espreite os dados da conjuntura e do comércio externo da ITV portuguesa e fique a par das principais notícias internacionais.

Não perca ainda o suplemento Investir no Conhecimento, onde se pode informar sobre a oferta de formação para a fileira moda do Modatex e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Uma edição recheada de novidades que em breve chegará à sua empresa ou casa. Se ainda não é assinante, ainda vai a tempo de fazer a sua subscrição (aqui) e garantir, todos os meses, que recebe em mão o seu exemplar do Jornal Têxtil.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Enlata tem novo rosto

Próxima Notícia

É um mundo de homens




Sugestões

Enlata tem novo rosto

A marca nacional Enlata Bags, que oferece bolsas femininas fabricadas de forma artesanal a partir excedentes têxteis, encurtou...

4 Maio, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.