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Cultura / Destaques / 28 Agosto, 2015

homepage 1920x1080 px.indd natalia-vodianova-by-harley-weir-for-stella-mccartney-fall-winter-2015-2016-2A espera, por norma, implica valorização. Na fotografia de moda, o tempo normalmente é fogaz, não fosse esta uma indústria onde os relógios parecem contar a um ritmo cada vez mais frenético. Também neste campo vingam atualmente os trabalhos de pós-produção, quase tão importantes como o do fotógrafo. Mas, a pressa é inimiga da perfeição e as definições desta última estão a ser alvo de adendas. O portal FFW analisa a transformações ocorridas neste campo.

De acordo com o FFW, vive-se atualmente o regresso da fotografia analógica (ver a propósito Pela lente vive o fotógrafo).

Uma geração de fotógrafos com menos de 30 anos que cresceu na era digital, mas tem construído a sua carreira contra o timing atual do mercado, está a trocar o controlo total sobre uma imagem pela surpresa do imprevisível e pela beleza de tons mais ricos e nuances captadas com detalhes.

Tyrone Lebon, Harley Weir, Colin Dodgson, Jamie Hawkesworth e Sophie van Der Perre têm como principais referências os trabalhos de Corinne Day, Alasdair McLellan e Nigel Shafran, para citar apenas alguns, mas principalmente, inspiram-se nas suas vivências e experiências reais.

E pouco a pouco têm conquistado o mercado, trabalhando com empresas como a Nike, a Apple e a Gap, e marcas como a JW Anderson. As revistas de moda e também ajudam a divulgar esta nova vaga da fotografia da especialidade, publicando materiais impactantes, que tomam conta de capas a editoriais. Estes novos fotógrafos tiram ainda partido das ferramentas online para a divulgação do seu trabalho, recorrendo ao Flickr, Tumblr e Instagram.

Seguem os nomes por detrás das lentes.

 

Jamie Hawkesworth

Alguns dos trabalhos mais belos pertencem a Jamie. Nasceu em Preston, Inglaterra, e costumava fotografar adolescentes que encontrava pelo caminho até a um estádio de futebol perto de casa. Foi quando viu o trabalho de Alasdair McLellan que conseguiu expandir a sua ideia de fotografia: «eram os mesmos garotos normais com quem eu me cruzava na minha cidade, só que com roupas de moda», disse em entrevista ao BoF. Jamie acabou por ser seu assistente nalguns ensaios.

Na campanha de verão 2015 de JW Anderson, ele e o stylist levaram um saco de roupas para a praia, encontraram um casal de irmãos, vestiram-nos com as roupas da coleção, colocaram-nos na água e apenas pediram que caminhassem de volta para a areia.

Para fotografar a Miu Miu resort 2015, Jamie viajou sozinho no Expresso Trans-Siberiano para reunir as fotografias que acompanham as imagens das modelos, feitas em estúdio.

 

Harley Weir

Harley tem 26 anos e é já um dos nomes mais quentes do momento. Fotografou a tão falada capa de Gisele Bündchen sem maquilhagem para a revista “Pop”. Também está por trás da campanha atual de Stella McCartney. Formada na Central Saint Martins em 2010, sentiu o boom profissional em 2014, quando passou a publicar em revistas como “AnOther” e “i-D” e a fazer trabalhos para Bottega Veneta, Armani, Maison Martin Margiela, Alexander McQueen e Proenza Schouler.

 

Tyrone Lebon

Tyrone nasceu em Londres e tem a cidade como sua maior inspiração. É também um hiperativo da fotografia, tamanha é a sua capacidade de produzir e de se engajar em projetos diversos, de uma campanha para a Calvin Klein Jeans a uma comunidade online para amantes de fotografia. O seu primeiro filme foi feito aos 18 anos e veiculado pela MTV. O seu trabalho pessoal é inspirado pela juventude e pelo mix de culturas vistos nas ruas de Londres e os seus retratos são fortes e sinceros. Entre as marcas que já aderiram ao estilo de Lebon estão a Adidas, Céline, Calvin Klein Jeans, Gap, Maison Martin Margiela, Missoni, Moschino, Loewe, Louis Vuitton, Supreme e a Apple.

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Colin Dodgson

Colin é da Califórnia e mudou-se para Nova Iorque em 2006. Apesar de ser do mesmo grupo de Tyrone, Jamie e Hayley, Colin foi o que começou mais tarde, publicando os seus trabalhos em 2014. No entanto já trabalha para marcas como a Chloé e a Louis Vuitton, onde tem a cargo as campanhas secundárias e os lookbooks. Tem recebido convites para fotografar para a “Dazed”, “i-D”, “V Man” e “The New York Times Magazine”. É agenciado pela Art + Commerce, uma das principais agências de criativos do mundo, e a Zara já o recrutou para uma campanha.

 

Sophie Van Der Perre

Sophie é belga e começou a fotografar os seus amigos em Amsterdão. Os seus trabalhos mostram personagens, normalmente mulheres, em ambientes pessoais e intimistas, e momentos que evocam a liberdade e uma sensação de nostalgia. «Gosto de trabalhar com pessoas reais, com personalidade e carisma. Quero contar a história delas e não transformá-las em quem não são», revela.

Sophie estagiou com Cass Bird e Ryan McGinley e já viu os seus trabalhos em publicações como “Elle”, “Marie Claire” e “Vice”.

 



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