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O samba da moda portuguesa

Designers / 13 Dezembro, 2012
Luís Buchinho

Luís Buchinho

Miguel Vieira e Luís Buchinho viajaram até ao Brasil para apresentarem as suas novas propostas para a primavera-verão 2013.

A apresentação, organizada no âmbito da mostra Portugal Moderno – Sentir Portugal, levou um “gostinho” da moda nacional ao outro lado do Atlântico e, a acreditar no feedback, as brasileiras renderam-se às propostas dos criadores, reveladas no Parque Ibirapuera.

A coleção apresentada por Miguel Vieira não podia ter mais a ver com o país. «Esta coleção foi buscar muitas imagens a praias exóticas, bosques, floresta, onde existe um habitat grande de papagaios e araras. Fui buscar essas cores muito fortes, nomeadamente o flúor em laranja, rosa, verde, e as peças têm também motivos dessas mesmas aves», revelou o criador de S. João da Madeira, que privilegiou para a primavera-verão 2013 materiais como brocados de seda e lantejoulas.

Um regresso às raízes de Miguel Vieira, que tem nacionalidade brasileira, uma vez que a sua mãe, assim como os seus tios maternos, nasceram em Belém do Pará.   «Toda a vida gostei muito do Brasil, apesar de gostar mais de Portugal. Tenho tido ao longo da minha vida muitos convites do Brasil para trabalhar e sendo brasileiro facilita», explicou Miguel Vieira.

Já Luís Buchinho levou a sua coleção primavera-verão 2013, onde apresentou peças com «formas geométricas puras, assimetrias e efeitos gráficos em planos contrastantes», inspirado em elementos da linguagem moderna da arquitetura. Dos materiais fazem parte algodão stretch, viscose, tafetá, chiffon e cetim de seda, enquanto as tonalidades variam do magenta ao rosa, passando pelo coral, laranja e vermelho.

Os desfiles, que decorreram no passado dia 6 de dezembro, foram organizados pelo Consulado de Portugal em São Paulo em conjunto com a Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP) e o Portugal Fashion, integrando a programação do Ano de Portugal no Brasil, que tem como principal objetivo dinamizar a marca Portugal neste enorme mercado, através da apresentação de produtos, conceitos e projetos, exemplos de modernidade e inovação.

«De todas as áreas das Indústrias Criativas nacionais, a moda é que congrega mais oportunidades de negócio, a que está mais apta para competir internacionalmente e estreitar relações económicas, bem como a que reúne mais fatores críticos de sucesso no âmbito do desejado processo de alavancagem da imagem de Portugal no mercado brasileiro», considera Manuel Teixeira, presidente da Comissão Executiva da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.








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12 Dezembro, 2012   
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