Recentes

O retro saiu à rua

Destaques / Tendências / 28 Agosto, 2015

2-Miu-Miu-Fall-Winter-2015-2016-Collection 3338f92cafa11b8ad09ed2e78582ebc4 a4109a98-9ee1-4a6f-8833-547b5041c9a0-1360x2040«Detalhes, é disso que o mundo é feito» são palavras atribuídas ao cineasta Wes Anderson. No génio do norte-americano de 46 anos encontra-se uma visão ímpar onde a estética, a nostalgia, a simetria e os figurinos brilhantes parecem ter morada fixa. Não é por isso de estranhar que Anderson tenha conseguido reunir seguidores tão ativos à escala mundial e que constem neles os grandes nomes da indústria da moda.

Os jumpsuits amarelos de “Bottle Rocket”. O casaco de academia em “Rushmore”. A barba, óculos dos anos setenta e uma banda na cabeça de Richie em “The Royal Tenenbaums”. Ou ainda os uniformes de “Moonrise Kingdom” são claros exemplos do destaque dado por Wes Anderson ao figurino como ingrediente principal na sua obra.

A par de todos eles, talvez tenha sido o grande sucesso de “The Grand Budapest Hotel”, que arrecadou 9 nomeações e 4 estatuetas nos Óscares, incluindo o de melhor figurino e direção de arte, um dos grandes culpados da influência do trabalho do cineasta na estação fria de 2016, na qual diversos estilistas se permitiram a emergir no mundo de Anderson.

O encontro com a estética retro dos filmes Wes Anderson agendou-se na moda pelas mãos do novo diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, que fez da sua passerelle uma visita às mulheres do cineasta.

O estilo glamouroso e decadente de Margot Tenenbaum de “The Royal Tenenbaums” (cujo icónico casaco foi assinado pela Fendi) surge nos casacos de pele, praticamente idênticos aos usados pela personagem interpretada por Gwyneth Paltrow no filme de 2001, mas ainda mais luxuosos, as saias mídi e casacos 3/4 lembravam os outfits girlie geek de Suzy Bishop (Kara Hayward) em “Moonrise Kingdom”.

Há ainda momentos que trouxeram à passerelle o visual de Max Fischer (protagonista de “Rushmore”, de 1998), evidenciado pela maioria dos looks de alfaiataria.

Já os trench coats lembraram Jane Winslett-Richardson, interpretada por Cate Cate Blanchett, em “The Life Aquatic”

Todavia, não se esgotou no desfile de Michele o universo de Anderson.

Na Lacoste, a família Tenenbaum mostrou-se em conjuntos desportivos, rematados por casacos de pelo, sendo que até a banda de Richie Tenenbaum visitou a passerelle.

Também participaram do momento Wes ao abusar de tons terrenos, casacos felpudos, vestidos, golas e estampagens de mood retro a Emilia Wickstead, Etro, Michael Kors, Peter Pilotto, Miu Miu e a Prada.

De resto, no que à casa italiana diz respeito, a relação com Wes Anderson não é recente. Em maio, o cineasta criou um bar em estilo kitsch para a Fondazione, em Milão, batizado de “Bar Luce”.

A película “Castello Cavalcanti” de 2013, realizada em colaboração com a marca, e a curta-metragem do cineasta em associação com Roman Coppola, para a celebração do lançamento do perfume “Candy” da Prada no mesmo ano são também fruto desta relação.

Alguns designers referem mesmo abertamente a referência de Anderson nesta temporada.

A Asos usa o cineasta como uma referência para a sua coleção de sapatos, enquanto a Lacoste tem como musa improvável Chas Tenenbaum (Ben Stiller) e a sua fatiota desportiva em “The Royal Tenenbaums”, completada com sweatbands.

A par de tudo isto, o próprio estilo de Anderson não deixa de ser um importante ponto final na narrativa em torno do encontro do cineasta com a moda.

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

O Douro está na moda

Próxima Notícia

Parcerias na rede




Sugestões

O Douro está na moda

 A palavra Quimera ramifica-se em diversos significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Pode ser uma figura...

28 Agosto, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.