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O princípio em Milão

Desfiles / Destaques / 25 Setembro, 2015

A arte de Carlos Gil e Miguel Vieira exibe-se em Milão como marco da nova rota do Portugal Fashion. Com a conquista de novos territórios em vista, a fileira da moda nacional soma nova investida além-fronteiras com escala na Milano Moda Donna, a 27, no espaço The Mall.

No alinhamento de estratégias entre o Portugal Fashion e a Camera Nazionale della Moda Italiana, que tem como principal objetivo o cruzamento de oportunidades entre o mercado nacional e a sua congénere italiana, Carlos Gil leva a Milão uma coleção arquitetural que junta técnica e arte. Já Miguel Vieira antecipa o verão com propostas que têm nas peças gráficas, inspiradas na arte abstrata, o seu sustento.

Os dois criadores de moda têm, assim, entre mãos a responsabilidade da estreia do Portugal Fashion na segunda mais importante semana de moda à escala global, com o acrescento desta ser também a primeira vez que a Milano Moda Donna Fashion Week escreve nomes internacionais no seu calendário de desfiles.

 

Personagem fragmentada em Carlos Gil

A coleção “The New Sartorial” chega a Milão para apresentar uma personagem que, afirma o designer, encerra um «costureiro, escultor, pintor e arquiteto».

Neste trabalho, Carlos Gil procura demonstrar que «a costura também é arte».

Com este propósito em mente, «The New Sartorial idealiza cada peça com o sentimento expressionista, deixando nela parte do seu mundo e fazendo desta um meio de reflexão e abstração, onde tons neutros se misturam com cores vibrantes», resume o designer.

Segundo Carlos Gil, a silhueta feminina é ali envolvida «com a mestria de um arquiteto, que veste as cidades de majestosos edifícios, estruturando o corpo mediante a mistura de curvas, diagonais e retas que se manifestam em pregueados e volumetrias».

O contributo do “alfaiate” pode ser encontrado em «peças que vivem da diferença» através de pormenores, sendo que a intervenção da figura do “pintor” se desvenda na junção de texturas e cortes.

«The New Sartorial cruza fragmentos das distintas áreas, para criar uma silhueta que resulta do técnico e do artístico em que, tal como o pintor joga com as linhas para criar perspetiva, o novo alfaiate trabalha com o corte à procura de tridimensionalidade», conclui o criador natural do Fundão.

 

Lição de Mondrian, com Miguel Vieira

Uma coleção inspirada na «expressão gráfica», mais concretamente na arte abstrata. Assim se resume a bagagem que Miguel Vieira abrirá para os olhares de Itália.

“Mondrian” é o tema deste trabalho que tem o preto e o branco como elementos principais, em contraste com a visita do azul-cobalto.

«Tecidos entrançados manualmente formam padrões que nos fazem lembrar os quadros de Mondrian. A sua representação, abstrata e minimalista, de formas geométricas com manifestações de blocos de cor, consistia em mostrar que tudo tem essência por trás da aparência e a sua intenção era revelar essa essência através do despojamento de cor, linhas ou formas. É disso mesmo que trata esta coleção: revelar a essência de cada indivíduo que a veste», descreve o criador.

O abstrato e o minimalismo são também transportados para a silhueta e modelagem da coleção. Quer com pormenores desportivos, quer com uma presença de alfaiataria.

As peças femininas fazem alusão à figura da atriz Marlene Dietrich e resultam desta combinação de «uma silhueta minimalista e estilizada com uma silhueta mais clássica, presente na cintura demarcada, na altura dos vestidos e nos pormenores mais delicados», remata Miguel Vieira.

 

Em constante movimento

O presidente da ANJE, João Rafael Koehler, analisa esta senda em território italiano com olhos postos no futuro, onde uma conquista não representa um fim, mas um começo.

«Este é um ano de celebração para o Portugal Fashion, mas também um ano em que estamos a redefinir linhas estratégicas, lançando as bases dos próximos anos, ou seja, pensando na sustentabilidade futura do projeto e da própria moda portuguesa. Ora, neste enquadramento, a participação na semana de moda de Milão surge não apenas como uma conquista, mas também como uma aposta de longo prazo», esclarece.

Depois dos primeiros passos em Milão, procura-se firmeza e estabilidade no caminhar de um projeto que tem na investida além-fronteiras um dos seus principais suportes.

«A internacionalização da moda portuguesa é um dos pilares do Portugal Fashion, desde a génese do projeto e continuará a desempenhar um papel central na sua história futura. Milão é a segunda mais importante semana de moda mundial, por isso, agora que conquistámos a colaboração da Camera Nazionale della Moda Italiana, queremos passar a incluir este mercado no nosso calendário regular de apresentações internacionais. Estamos certos de que estaremos bem representados pela combinação de criatividade e qualidade técnica dos criadores que selecionamos para esta ação inaugural», conclui Koehler.

A rota internacional do Portugal Fashion termina em Paris, com desfiles de Luís Buchinho e Diogo Miranda, a 2 e 3 de outubro, respetivamente.

Da capital francesa rumará às cidades de Lisboa e do Porto para, de 21 a 24 de outubro, promover o 37.º Portugal Fashion, sob o leitmotiv Celebration.

 








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25 Setembro, 2015   
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