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O novo “It”

Destaques / Tendências / 18 Fevereiro, 2016

fendi-black-printed-stretch-jersey-leggings-product-2-554462572-normalA peça de vestuário favorita do fitness tem vindo a marcar o seu território na moda: os leggings estão a reclamar o estatuto de “It”, como se de uma bolsa de luxo se tratasse. As calças desportivas usadas no ginásio, nas aulas de ioga e eleitas para serões caseiros são já apresentadas como o item mais cobiçado da década.

Em 2004, algures entre a Lariat da Balenciaga e a Paddington da Chloé, foi alcançado o pico da “It bag”. À data, a revista Vogue descrevia as bolsas como o acessório-troféu de moda que anunciava que a mulher tinha «tudo aquilo que era mais cobiçado no mundo».

Todas as décadas têm um produto “It”. Haverá sempre um item de culto no qual os consumidores investirão de forma obsessiva até lhe subirem substancialmente o preço. E, para aqueles que consideravam que a febre das bolsas não tinha qualquer razão de ser, o jornal The Guardian informa que o “It” desta década são as calças de desporto usadas no ginásio, no ioga ou num dia passado entre as quatro paredes de casa.

As leggings de performance, assim se designam dentro da categoria, são as novas “It bags”. A Net-a-sporter – o spin-off da gigante do retalho online dedicado ao fitness – tem atualmente leggings de jersey da Fendi à venda por 300 libras, bem como de outras sete marcas reputadas à escala global – sendo que todos estes modelos apresentam preços superiores a 100 libras.

Sports-Luxe-SS15-largeUnder-Armour-I-WILL-WHAT-I-WANT-Campaign-Featuring-Gisele-Bundchen_E, tal como a procura e buzz gerados pelas bolsas alimentaram a expansão das compras de luxo, também a mania das leggings de performance está a estimular a expansão do athleisure. A palavra “athleisure” nem sequer existia até 2014, mas atualmente é usada para descrever um mercado no valor de 6,4 mil milhões de libras (aproximadamente 8,2 mil milhões de euros) só no Reino Unido e no ano passado – um número que deverá crescer para mais de 8 mil milhões até 2019 (ver 12 meses de athleisure).

As sapatilhas ainda são ainda o principal produto desta categoria (ver 2015 na desportiva), mas as leggings surgem logo em segundo lugar. Mark Parker, CEO da Nike, descreve as leggings como «o novo denim». Em novembro do ano passado, a editora de moda do New York Times perguntou, depois de assistir a uma maratona naquela cidade, se o evento não deveria ser rebatizado para “World’s Biggest Legging Show”. Em última análise, não lhe faltam atributos de moda.

Kate Hudson tem a sua marca de fitness, Fabletics, e a Under Armour recrutou Gisele Bündchen e a bailarina Misty Copeland como embaixadoras da marca. Tão importante é o design que marca Lululemon processou a Calvin Klein por supostamente copiar as suas calças de yoga “Astro”.

Hoje, o fitness é sobre “ver e ser visto”, com o athleisure comercializado como vestuário ideal para o fim de semana (ver Sentir-se em casa) e o exercício a assumir-se, cada vez mais, como uma atividade praticada em grupo.

Depois, basta analisar uma galeria de fotografias de paparazzi em 2016 para se encontrarem muito mais leggings da Lululemon do que casacos de pelo de uma marca de luxo.

Por fim, importa perceber que o fitness não é uma tendência sazonal, é uma mudança na forma como as pessoas vivem, pelo que as leggings poderão mesmo estender o seu estatuto de “It” no tempo.

 



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