Recentes

O mundo segundo Karl

Cultura / 18 Junho, 2013

Karl Lagerfeld passará certamente aos anais da moda não só como histórico diretor criativo da casa Chanel, mas também pela peculiar forma de encarar a vida e o sector. Por isso, a editora francesa Flammarion vai lançar em setembro um livro, intitulado “The World According To Karl”, que reúne os seus melhores aforismos, com textos de Jean-Christophe Napias e ilustrações de Charles Ameline.

O designer alemão de idade incerta – diz não recordar quando a sua mãe o trouxe ao mundo – deixa frases inesquecíveis em cada uma das suas entrevistas, embora assegure no livro que é um «amnésico» do passado reticente a escrever as suas próprias memórias.

«A minha vida consiste em esquecer o passado», explica o “kaiser” da moda no “The World According To Karl”, uma espécie de bíblia própria que compila comentários de Lagerfeld sobre o luxo, o estilo, a fama, o desenho e, obviamente, a moda, entre muitos outros temas. Se a posteridade é algo vazio para este alemão «ultramoderno», como é definido no livro, o trabalho e o esforço são todavia importantes.

No entanto, a sua conceção da vida laboral está longe de ser normal, como aliás frisa. Lagerfeld não está interessado em «ser normal», pois a base do seu talento não está somente na qualidade dos seus desenhos mas também numa personalidade única que não se sabe se é intrínseca ao próprio criador de moda ou se é somente uma falsa construção para ganhar «cash».

Por trás dos seus óculos escuros, que são a sua «burka», esconde-se a verdadeira pessoa, a que se sente obcecada por livros, fotografia e moda. «Atuo as 24 horas do dia, toda a minha vida é uma pantomima», refere a publicação, que reproduz frases vitais de Lagerfeld proferidas em documentários, jornais e livros.

O designer só bebe coca-cola e é um perfeccionista, embora outras manias completem o retrato deste filho de todos os tempos, estilosos na sua forma de usar luvas, pregadeiras, gravatas e fatos de xadrez, mordaz e controverso. Por exemplo, compra sempre três livros: um para ler, outro para recortar e um terceiro para guardar na sua enorme biblioteca, seu reduto de paz.

A solidão não o assusta, pelo contrário, dá-lhe prazer: «nunca me sinto só, a solidão é um luxo», diz este ser tão especial que lança opiniões férreas sobre quase tudo. O politicamente incorreto é a sua debilidade e a provocação a lei com que rege a sua vida: «faço sempre o que supostamente não deveria fazer-se», sentencia Lagerfeld numa das freses do livro.

A moda que cria para a Chanel, com quem partilha a ideia de que o único que permanece é «o estilo», nasce do mais recôndito dos seus sonhos – tem sempre um caderno de desenho na mesa-de-cabeceira – e foge dos fundamentos intelectuais.

A conversa erudita provoca-lhe repulsa e os seus desenhos defendem a arte pela arte e a beleza do efémero. «O objetivo da moda é que as pessoas se sintam bem, não se trata de expressar o sofrimento e a desgraça com tafetás».

Paris, Milão e Nova Iorque testemunham muitas vezes o trabalho de Karl Lagerfeld, um homem que ronda os 80 anos, mas que conserva a tirania e o fervor dos adolescentes. Desafia a máxima de que qualquer tempo passado foi melhor e a sua única âncora é o presente: «não tenho arquivos», afirma no livro.








Notícia Anterior

O homem da floresta

Próxima Notícia

Jason Wu na Boss




Sugestões

O homem da floresta

“Forest”, uma reflexão sobre a relação entre a natureza e os espaços urbanos, é o conceito da nova coleção de Hugo...

17 Junho, 2013   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.