Numa coleção que mistura, em termos de inspiração, a tradição com a inovação, Jordann Santos mantém o ADN laboratorial da sua marca para a estação quente do próximo ano.
“Miku’s Calaca” é a proposta do jovem criador para a estação quente do próximo ano, onde combina o Calaca, um ritual azteca que celebra os mortos de forma alegre, com o japonês Vocaloid, que cria o som de uma personagem virtual.
«Encontrei aqui um paralelo entre um ritual antigo de venerar os deuses e o atual de venerar um ser virtual», explica o criador sobre esta nova coleção Autopsy by Jordann Santos. Tal como a marca – cujo nome «foi escolhido primeiro por ser fora do vulgar e segundo porque vejo Autopsy não como um lado escuro, mas como o lado laboratorial, metálico, asséptico, apurado» e também porque «em Autospy há ainda um lado de auto(mático), de reprodução de design em fábrica», como revela Jordann Santos – a nova coleção tem uma certa vibração quase científica e laboratorial.
Peças oversized e estruturadas, como calças, saias e casacos, que conjugam materiais como o linho, jerseys, felpas, napas, cambraias e sarjas, constituem o centro das propostas, pintadas predominantemente de ferrugem e caqui.
Para além da sua coleção de autor, onde combina «um lado clássico mas, ao mesmo tempo, um pouco casual», Jordann Santos trabalha igualmente com a indústria – com a empresa Rachel Crivelli (uma empresa que compra licenciamento de marcas), onde desenvolve em equipa coleções para as marcas Morangos com Açúcar e A Pipoca Mais Doce. Ao trabalho como designer soma ainda o de professor na Escola de Moda do Porto e o styling e produções de moda.
Atualmente à venda em lojas de cidades como Maia, Coimbra, Aveiro, Santa Maria da Feira ena Muuda, no Porto, Jordann Santos quer «crescer mais, chegar a mais lojas. Vou agora atacar a venda online».