“Forest”, uma reflexão sobre a relação entre a natureza e os espaços urbanos, é o conceito da nova coleção de Hugo Costa.
O designer, natural de São João da Madeira, criou camisolas e casacos com formas fluídas e masculinas, assim como as calças, que ficam, por vezes, acima do tornozelo. Da natureza refletem-se as cores, os brilhos das florestas densas e os tons próximos mas tão diferentes. Nos espaços urbanos destaca-se a necessidade do sentido prático e da identidade.
Daqui resulta uma coleção com «influências claras do streetwear, transformado e interpretado no vestuário clássico masculino. A cor é apresentada como bloco, sobressaindo as diferentes tonalidades através dos reflexos dos tecidos, com destaque para a textura em detrimento das combinações cromáticas», explica o criador.
Na moda desde os 19 anos, depois de ter abandonado o curso de Engenharia de Computadores pelo de Design de Moda e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, Hugo Costa tem vindo a crescer a cada estação, especializando-se na moda masculina direcionada para um público «urbano» e «cosmopolita». Transparências, camadas e jogos de opacidades fazem parte do ADN da sua marca, assim como a predominância do preto e outras tonalidades escuras.
Atualmente a trabalhar na sua marca própria, assim como para várias marcas portuguesas de vestuário e calçado, o designer estagiou com Ricardo Dourado e Ricardo Andrez, e em dezembro do ano passado apresentou o seu trabalho no Matadero – Centro de Creación Contemporánea de Madrid, com o apoio do Portugal Fashion.