Recentes

O fetichismo na moda em papel

Cultura / 26 Junho, 2013

Fetishism in Fashion_26junho2013_Interior2 Fetishism in Fashion_26junho2013_Interior1O novo livro de Lidewij Edelkoort, “Fetichism in Fashion” explora a evolução do gosto, revelando um pouco do que pode ser o futuro do estilo e da cultura.

Um fetiche é normalmente entendido como um interesse pouco comum, muitas vezes de carácter sexual, num objeto ou material, enquanto o fetichismo é a atividade que envolve esse mesmo material ou interesse.

Publicado pela Frame e editado por Philip Fimmano, “Fetischism in Fashion” explora como diferentes fetiches, desde o comum fetiche por sapatos a um interesse por animais ao mais arriscado “bondage” revela algo sobre os laços que nos ligam enquanto seres humanos.

Da autoria da famosa trend forecaster, Lidewij Edelkoort, a obra analisa a evolução do gosto desde o nascimento até a idade adulta, a psicologia da marca, o poder da cor preta, os objetos fetiche, a interação da arquitetura, moda e corpo.

Fetishism in Fashion_26junho2013_Interior3Edelkoort acredita que os nossos fetiches nos dizem algo sobre um «futuro instintivo para o estilo e a cultura», cujas origens podem ser encontradas nas nossas primeiras interações. «Muitas das nossas fantasias e aspirações são incorporadas logo na infância e são muitas vezes revisitadas, tornando-se num fascínio por sopa, veludo ou sapatos, por exemplo», explica Edelkoort no livro.

Com artigos, ensaios e entrevistas de vários autores, incluindo Valerie Steele e Alice Rawsthorn, ilustrados por imagens de Leigh Bowery e Erwin Olaf, “Fetishism in Fashion” promete tornar-se um livro de referência, sendo descrito como pertencendo a «uma nova era de experimentação». Elementos fetichistas do trabalho de, por exemplo, Alexander McQueen, Iris van Herpen, Bart Hess e Formamfantasma são analisados, levando o leitor numa viagem estética através de alguns fatores subliminares que influenciam a moda.








Notícia Anterior

Básico mas pouco

Próxima Notícia

Homem perde o medo da feminilidade




Sugestões

Básico mas pouco

A Basic 10 é a nova linha da Meam by Ricardo Preto, mas, apesar do nome, é tudo menos básica. Tal como a linha principal...

25 Junho, 2013   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.