Recentes

O Douro está na moda

Destaques / Marcas / 28 Agosto, 2015

homem 2  mulherA palavra Quimera ramifica-se em diversos significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Pode ser uma figura mítica, um fenómeno genético, um peixe ou um sonho. Recorreram as jovens Ilda Magalhães e Cristiana Correia às duas últimas aceções para erguerem uma marca de roupa e acessórios que mantém um diálogo com o Douro.

Nasceu da junção de dois sonhos num sonho maior «o de criar, colorir, vestir e o de ser melhor». E, em vez da garagem, a ideia de fazer nascer a Quimera surgiu à mesa de um café, não fosse o sangue jovem a força motriz da marca.

Atualmente a Quimera tem para oferecer aos seus clientes uma gama de t-shirts femininas, uma masculina, que inclui uma linha mais clássica onde as principais propostas são os polos, bem como uma linha de acessórios que inclui turbantes, elásticos e malas. Tudo passível de ser personalizado.

«Posteriormente esta gama de ofertas será alargada a uma linha de chapéus», adiantaram à fashionup.pt as jovens que decidem o rumo da marca nascida este verão.

 

A cor azul

As ofertas da Quimera são um parafrasear de todos aqueles que cantam o Douro e as suas paisagens e a primeira coleção chama-se Anzol.

As peças resultam de um trabalho com tecidos de algodão de diferentes gramagens, e a cor predominante é o azul, apresentado em diversos tons, completado depois com o preto, o cinza e o branco.

«Com esta coleção pretendemos mostrar que uma t-shirt não tem de ser apenas uma peça sem forma, sem cor e sem alma. Uma t-shirt pode ser uma peça carismática, cheia de vida, personalidade e estilo», desvela a dupla de designers.

A divulgação da marca está a ser realizada em duas frentes, aproveitando as redes sociais e os desfiles como alavanca, o que tem resultado num feedback «muito positivo» por parte do público.

 

Um quarto de século

Ao leme, a Quimera tem duas jovens, Ilda Magalhães e Cristiana Correia, ambas com 25 anos e ligadas à área do design.

Ilda vem da área do Design Gráfico e Cristiana está ligada ao Design de Moda. As duas são de Resende, concelho situado na margem sul do rio Douro, pertencente ao distrito de Viseu.

A par do gosto pelo design ambas as jovens desenvolvem em paralelo outros sonhos. Ilda Magalhães está ligada ao mundo da música, e Cristiana Correia gere uma linha em nome próprio pela qual apresentou já duas coleções.

A Quimera, a quem dedicam maior parte do seu tempo, surgiu da procura de um rumo, num país que se tem sentido à deriva.

«Na conjetura atual as ofertas de emprego não são abundantes, como tal é necessário fazer acontecer. Para além disto o sonho de qualquer designer é poder ter algo seu, poder deixar a sua marca, fazer a diferença», explicaram.

 

As vindimas do Douro

Desde o dia 15 de julho a Quimera integra a “Colmeia”. Uma empresa de crowdfunding que tem como objetivo facilitar a angariação de verbas para novos projetos.

«A nível de publicidade esta empresa tem uma parceria com os STCP (transportes públicos da cidade do Porto) que dá a possibilidade de fazer circular o nome da empresa em 5 autocarros durante 15 dias», explicam as designers que viram aqui uma excelente oportunidade de divulgação da marca.

Para o futuro próximo há já uma sucessora para a coleção Anzol.

A Quimera tem já no forno as propostas de outono-inverno, que brindam mais uma vez ao Douro, tendo as vindimas como ponto de partida.
«Será uma coleção bastante diferente da Anzol, pretendendo marcar a diferença. Quer a nível de cores, quer a nível de estampagem», adiantam.
A coleção “Alma” será apresentada durante o mês de setembro, em Resende, tendo já uma data extra agendada para novembro, na cidade de Lamego.

Uma boa oportunidade para se deixar emaranhar na beleza sem igual do Douro, entre o real o imaginário da época das vindimas.

 



Etiquetas: , , , ,




Notícia Anterior

Ode ao natural

Próxima Notícia

O retro saiu à rua




Sugestões

Ode ao natural

A espera, por norma, implica valorização. Na fotografia de moda, o tempo normalmente é fogaz, não fosse esta uma indústria...

28 Agosto, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.