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O athleisure está morto

Destaques / Tendências / 4 Dezembro, 2015

860c nikelab_x_jfs_collection_native_600… Longa vida ao athleisure. Ao que tudo indica, a tendência veio para ficar, mas o nome não tarda em desaparecer. As razões parecem de simples entendimento: este é um mercado de mil milhões que estimula gigantes do desporto e do retalho com igual vigor, mas o termo está a perder “elasticidade” devido às constantes adaptações.

Numa altura em que cada vez mais pessoas abraçam um modo de vida saudável (ver Ao ritmo do athleisure – Parte 2), o termo alcançou uma expressão global e representa, atualmente, um mercado de mil milhões de dólares. O athleisure, que assiste à digladiação de marcas desportivas estabelecidas como Nike e Adidas com retalhistas como a H&M – que se movimentam com mestria neste segmento –, tem atraído as atenções dos portais da especialidade. E, a este propósito, o WGSN faz uma revisão da tendência e da palavra em três atos.

 

No dicionário

No início do mês de novembro, a editora Merriam-Webster anunciou a integração da palavra “athleisure” aos seus dicionários (ver Uma nova moda no dicionário), definindo-a como «roupa casual desenhada para ser vestida quer para o exercício, quer para uso geral».

 

A controvérsia dos designers

Na mesma altura em que a palavra é universal e semanticamente reconhecida, os designers debatem-se contra o alcance do termo e lutam para dar crédito aos seus designs únicos e distintos que foram abarcados no saco do athleisure. A designer de streetwear Nasir Mazah criticou recentemente os jornalistas e editores de moda pela utilização de expressões como “athleisure” ou “a tendência sportswear”, apelidando de «rude» a falta de conhecimento em torno da subtileza daquela estética.

 

O desaparecimento do termo

Para o retalho e marcas, a palavra athleisure está demasiado amplificada e usá-la vai deixar de definir de forma clara o seu produto. Os consumidores perderam o significado original do termo, pelo que é necessário afastar-se da amplitude que este alcançou.

 



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