Recentes

O novo uniforme americano

Destaques / Tendências / 20 Julho, 2017

Leggings, t-shirts e jeans – o clássico uniforme americano está diferente. Os essenciais que caracterizavam um guarda-roupa de estética americana evoluíram ao longo dos anos, mas os motivos que conduziram a essas mudanças não desvirtuaram muitas das razões de outrora.

De acordo com a historiadora de moda Deirdre Clemente, que tem vindo a debruçar-se sobre o estilo americano – desde os looks colegiais ao vestuário de trabalho –, os americanos começaram a encontrar a sua estética no final da II Guerra Mundial. A “separação” da Europa permitiu que os americanos se afastassem de um sistema de moda prescrito pelos europeus.

«Uma das coisas que define o estilo americano em oposição ao europeu, que tem um sistema de classes muito mais rígido, é que os americanos tendem mais para o vestuário da classe média, e isso tornou-se progressivamente verdade ao longo do século XX e no século XXI», explica Deirdre Clemente ao portal de moda Fashionista. «Com início na década de 1930, vestir-se como alguém endinheirado tornou-se pouco “cool”».

A definição da historiadora de moda de um guarda-roupa americano resume-se a praticabilidade e versatilidade. O vestuário de trabalho, que geralmente está ligado à estética americana, abarca precisamente essas duas categorias. «O estilo americano está enraizado no vestuário de trabalho – desde os jeans às camisas de flanela», afirma Brian Trunzo, editor sénior de moda masculina no portal WGSN. Para Trunzo, marcas de herança como a Carhartt, Pendleton, Dickie e Levi’s são algumas das favoritas dos americanos e definem a estética do guarda-roupa. Os jeans, revela Deirdre Clemente, eram usados por prisioneiros na década de 1930, pela sua durabilidade, assim como por cowboys e fazendeiros.

Qual é o estilo americano?

De acordo com a Marketwatch, a indústria de vestuário nos EUA caiu mais de 80% desde a década de 1980. As fábricas têxteis também encolheram cerca de 50% desde 2000.

Agora, com a posição anti-imigração da administração Trump, o regresso da produção de vestuário aos EUA – atualmente alimentada por imigrantes qualificados (ver Imigrantes fazem da América grande) – é bastante desafiante.

Na moda feminina, a estética americana sempre seguiu um estilo de vida mais ativo – casual e funcional, aponta Hazel Clark, professora de estudos de moda e design na Parsons.

O grupo NPD sugeriu a propósito a expressão “spashion” – hibridismo que funde moda e activewear e que consumiu quase todo o guarda-roupa americano –, para caracterizar o estilo americano atual.

Brian Trunzo reconhece também esse cruzamento de influências. «Acho que a estética americana ainda está enraizada no vestuário de trabalho – e sempre estará enraizada no vestuário de trabalho – mas, está a ser cada vez mais influenciada por muitas outras coisas», esclarece.

Neste terreno fértil acabaria ainda por nascer o sucessor da estética normcore (ver Unissexo atinge retalho): o gorpcore, resultado do peso crescente de marcas de outdoor como a Patagonia, The North Face e Columbia no guarda-roupa dominados por propostas de alfaiataria. «Acho que esse será o vínculo entre a estética americana tradicional e a nova era do vestuário de performance», considera Trunzo.

Então, qual é o novo estilo americana? O streetwear? O spashion? O gorpcore?

«Há muitas variações interessantes porque este país não é monocultural», afirma Hazel Clark. «É o que tem sido fascinante sobre este país nos últimos 100 anos. Tem sido verdadeiramente multicultural, multiétnico e multirracial e isso também está presente nas diferentes abordagens à estética americana», conclui.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Adidas une-se à alfaiataria

Próxima Notícia

Aposta dupla




Sugestões

Adidas une-se à alfaiataria

Com lançamento previsto a 21 de julho, as sapatilhas The Evening NMD XRI são fruto de uma colaboração entre a Adidas...

20 Julho, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.