Recentes

A nova vida do Design Museum

Cultura / Destaques / 4 Janeiro, 2017

design-museum-5Walkmans e iPhones, carros clássicos e braços robóticos – desde que abriu portas em novembro, o renovado Design Museum de Londres convida os visitantes a uma viagem pelo mundo do design contemporâneo.

O novo museu do luxuoso bairro de Kensington, na capital britânica, é o culminar de um projeto de 97 milhões de euros, que deu uma segunda oportunidade a um prédio abandonado. «A nossa ambição era criar um espaço que fosse um centro mundial de design e, em simultâneo, um lugar para encetar conversas sobre o mundo do design», explicou o diretor do museu, Deyan Sudjic, à agência noticiosa AFP antes da abertura a 24 de novembro.

O Design Museum londrino alberga quase 1.000 objetos na exposição permanente – entre eles um metro de Londres, um carro modelo Ford T, sapatilhas da Gucci e sapatos Pigalle da Christian Louboutin –, incluindo áreas tão distintas como a moda e a engenharia. O novo espaço é quase três vezes maior do que a anterior morada – um antigo armazém de bananas no sudeste de Londres.

O designer britânico Terence Conran, fundador do museu, apresentou a obra como uma «nova e magnífica catedral de design», acrescentando que o investimento «permitiu que todos os sonhos e aspirações para o museu se tornassem realidade, para criar um espaço de classe mundial, verdadeiramente internacional, com o tamanho ideal para a promoção e celebração de design e arquitetura do país».

O moderno edifício dos anos 1960, antigo Instituto Commonwealth de Londres, foi remodelado pelo arquiteto John Pawson, que se esforçou por preservar o seu impressionante telhado, num projeto de cinco anos. Luqman Arnold, presidente dos curadores do museu, reconhece que a obra «deu ao abandonado edifício de Londres uma nova vida e propósito».

A primeira exposição temporária do museu, intitulada “Fear and Love – reactions to a complex world”, compreende 11 instalações criadas por alguns dos designers e arquitetos mais inovadores e provocadores do momento. Os artistas abordam uma diversidade de assuntos que convida os visitantes à reflexão, incluindo a sexualidade em rede, a inteligência artificial ou a slow fashion. A mostra, patente até 23 de abril de 2017, procura mostrar como o design está profundamente ligado a vários domínios que refletem a atualidade.

design-museum-2Para esta exposição temporária, o designer Hussein Chalayan criou um conjunto de dispositivos wearable, batizado “Room Tone”, que deteta as emoções dos utilizadores e depois as projeta para o mundo exterior. Já a “The Pan European Living Room”, instalação do estúdio de arquitetura OMA (Office for Metropolitan Architecture), inclui um projeto oriundo de cada um dos 28 Estados Membros da União Europeia, propondo que a noção de interiores foi moldada pelo comércio e cooperação europeus.

O curador responsável pela mostra temporária, Justin McGuirk, descreve a exposição como «um laboratório de ideias e um lugar para perceber o mundo em mudança». «O design é uma disciplina muito ampla e versátil e está a lidar com muitas questões complexas – esta mostra é sobre isso», conclui.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Aulas sobrepostas

Próxima Notícia

Páginas em verde




Sugestões

Aulas sobrepostas

A sobreposição pode ser uma verdadeira ciência, dominada apenas pelas melhores alunas de uma das tendências-chave da estação...

4 Janeiro, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.