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Nostalgia dita tendências

Destaques / Tendências / 19 Maio, 2017

De acordo com o portal de tendências WGSN, o normcore está aqui para ficar mas está, também, em mutação, dando lugar ao sportcore.

A expressão normcore foi cunhada pela K-Hole, uma agência de cinco artistas que os media apelidam de “millennial whisperers” (uma espécie de reveladores do que acontece dentro da cultura jovem), e é definida pelo Urban Dictionary como «uma subcultura que tem por base a adoção consciente e artificial de itens que caíram no uso generalizado, são aceitáveis ou inofensivos».

A moda de “ser normal”, que despontou em 2014, recebe influências da tendência agender e, também, do athleisure.

O sportcore tem tudo a ver com as atualizações do nostálgico normcore, mas deixa-se influenciar muito mais pelo desporto, recuperando marcas da velha guarda, bem como os respetivos logotipos, e as silhuetas clássicas do denim.

Os principais retalhistas dos EUA, como a Urban Outfitters, Forever 21 e a Pacsun estão a sugerir coordenados sportcore com lançamentos revivalistas da Tommy Hilfiger, Fila e Guess Originals. Estas coleções-cápsula incluem uma seleção nostálgica de jeans, t-shirts, blusões, shorts e pullovers.

O figurino da série televisiva de sucesso dos anos 1990 “Seinfeld” está a ser reconhecido como uma importante fonte de inspiração para a evolução do normcore, considerando-se particularmente relevantes os coordenados de Jerry Seinfeld.

O estilo de rua capturado nas últimas semanas de moda já começou a catalogar o sportcore nos media especializados e as camadas mais jovens de consumidores foram as primeiras a render-se ao estilo.



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