Recentes

Na pele de Bowie

Eventos / 24 Março, 2015

2013-03-26-14.23.43Detumblr_n3vs8wS6up1qz872lo6_1280pois do enorme sucesso em Londres, a exposição “David Bowie is” está patente na Philharmonie de Paris até 31 de maio.

Os fatos excêntricos, fotos e textos de David Bowie, que nos dois últimos anos foram exibidos em Londres, Berlim, Toronto, Chicago e São Paulo, podem ser finalmente vistos desde o passado dia 3 na capital francesa, onde a exposição itinerante poderá atingir o milhão de visitantes desde o seu lançamento em 2013.

Os cerca de 300 objetos de culto reunidos no âmbito desta mostra, que cruza rock, moda e cultura pop dos últimos 40 anos, já atraíram cerca de 900 mil pessoas nas cinco cidades por onde passaram, revelou à AFP Victoria Broackes, uma das duas comissárias do museu londrino Victoria and Albert, na recente apresentação desta retrospetiva na Philharmonie de Paris.

Com cerca de 200 mil visitantes esperados para esta escala parisiense (já foram vendidos mais de 20 mil bilhetes) que se prolonga até 31 de maio, a comissária espera poder acolher o «milionésimo» visitante na Cidade-Luz, antes da exposição “David Bowie is” partir para o continente australiano (Melbourne) e depois rumo à Holanda (Groningen).

Roupas extravagantes usadas em palco ou em videoclips, letras de músicas manuscritas, capas de discos, instrumentos do mestre, fotos, filmes, desenhos de juventude e, evidentemente, bandas sonoros: todos os universos de Bowie, dos seus primeiros acordes de guitarra ao último álbum lançado em 2013, passando pelos seus maiores êxitos, influências, herdeiros e filmes são explorados nesta exposição de valor e história inestimáveis.

As peças provêm, em grande parte, dos arquivos do artista, nascido a 8 de janeiro de 1947 no bairro pobre de Brixton e cujas vendas de discos ascendem a 140 milhões. «É um homem vindo do nada, chamado David Jones, provavelmente o nome mais comum que se pode ter na Inglaterra, que se tornou uma superestrela. Os seus altos e baixos, a forma como trabalhou para crescer em termos artísticos, musicais e pessoais, há muito a aprender com tudo isto», explicou Broackes.

Passeando ao som das músicas de David Bowie, o visitante poderá assim aprender muto sobre o gosto do artista pelo acaso e a forma como escreveu alguns textos, colando frases de modo aleatório, seguindo o famoso jogo de cartas de «estratégias oblíquas» criado por Brian Eno ou utilizando um software especial para gerar textos.

A mostra é em tudo semelhante às versões apresentadas em Londres, mas acrescenta algumas peças retraçar o percurso do artista em França. Revela, por exemplo, que David Bowie deu em Paris, de 31 de dezembro de 1965 a 2 de janeiro de 1966, os seus primeiros concertos fora da Inglaterra. Nos anos 1970, o criador de “Ziggy Stardust” gravou por duas vezes no estúdio do castelo de Hérouville, primeiro em junho de 1973 (Pin Ups) e depois em setembro de 1976 (Low). O livro de ouro do estúdio encontra-se igualmente exposto, com uma dedicatória do icónico cantor.

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Portugal Fashion refletor

Próxima Notícia

Juntos no amor e na moda




Sugestões

Portugal Fashion refletor

No ano em que celebra o seu 20.º aniversário, o Portugal Fashion torna-se num espelho de tendências e reflete o talento...

23 Março, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.