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Na H&M nada se perde

Destaques / Marcas / 27 Agosto, 2015

HM-Close-The-Loop-01 HM-Close-The-Loop-02… Tudo se transforma. A cadeia sueca apresentou esta semana a coleção “Close the Loop”, uma ode adaptada do princípio de Antoine Lavoisier. Partindo da reciclagem de roupas, as propostas da H&M surgem repletas de denim e são fruto de uma iniciativa que arrancou em 2013.

A “Close the Loop” surge para reforçar a posição verde da cadeia de fast fashion (moda acessível e célere), que tem vindo a ser ajustada com a linha “Conscious”. Desta feita, a aposta sustentável e consciente da Hennes & Mauritz apresenta denim reciclado que se propõe a “fechar o ciclo”.

Depois de em 2013 ter permitido aos seus clientes que se desfizessem de peças que já não usavam, de qualquer marca, em qualquer loja H&M, com uma recompensa de um voucher de 5 libras, a loja conseguiu arrecadar 14,000 toneladas de roupa.

No total são 16 os novos estilos de denim conseguidos com a recolha dos contentores dispostos nos espaços físicos da marca.

«A criação de um ciclo fechado para os têxteis, no qual as roupas que os nossos clientes já não querem possam ser recicladas e transformadas em novas peças, permitirá não apenas minimizar o desperdício de têxteis, como também reduzir de forma significativa os recursos virgens, bem como outros impactos que a moda tem no nosso planeta», referiu Karl-Johan Persson, CEO da H&M, em comunicado.

As novas peças em denim são feitas de algodão reciclado (20%) e algodão orgânico (80%) e incluem camisas, jeans, jardineiras e blusões, para mulher, homem e criança.

A empresa sueca avançou ainda que está a investir em nova tecnologia para aumentar a percentagem de algodão reciclado usado e que pretende multiplicar em 300% o número de peças feitas com, no mínimo, 20% de tecido reciclado. Tudo isto mantendo a qualidade dos produtos.

A coleção “Close the Loop” chega às lojas físicas e online já no início de setembro, com preços não muito distantes dos habitualmente praticados.

 

Um milhão de euros em prol da mudança

No seguimento destas iniciativas sustentáveis, a H&M Conscious Foundation em colaboração com o KTH – Royal Institute of Technology, em Estocolmo, Suécia, lançou há dias o “Global Change Award”, que resulta numa bolsa de 1 milhão de euros. Dividido por 5 vencedores, o prémio procura agregar ideias ecológicas inovadoras a fim de proteger os recursos naturais do planeta.HM-Close-The-Loop-03 HM-Close-The-Loop-04

Com a iniciativa “Global Change Award”, a H&M Conscious Foundation pretende responder a «um dos maiores desafios da indústria: criar moda para uma população crescente reduzindo o impacto no meio ambiental».

Os vencedores serão acompanhados pela fundação durante um ano, de forma a acelerarem os seus projetos.

O público terá oportunidade de manifestar a sua preferência em relação aos projetos apresentados e a cerimónia de premiação decorrerá a 10 de fevereiro de 2016.

As candidaturas devem ser submetidas até 31 de outubro

 



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