A lista é interminável, mas eis alguns nomes sonantes: Beyoncé, Victoria Beckham, Emma Watson, Georgia May Jagger, Miroslava Duma e Alexa Chung são mulheres de fato e apostaram em looks de alfaiataria para este verão. Há quem enderece a febre do clássico do guarda-roupa masculino – emprestado com o “Le Smoking”, da Saint Laurent, à ala feminina – a Alessandro Michele, na Gucci, mas a verdade é que foram muitas as marcas que decidiram reinventar a peça na primavera-verão 2016.
Em 1966, Yves Saint Laurent apresentou o primeiro fato feminino – já em versão calça e casaco, e não saia e casaco, como proposto por Coco Chanel nos anos 20 – e, apesar de à data não ter sido recebido com grande entusiasmo pela crítica, o look revelar-se-ia em todo o seu esplendor anos mais tarde, graças à figura de mulheres como Nan Kempner.
Depois de ser impedida de entrar com calças num restaurante nova-iorquino, no final dos anos 60, a socialite despiu-se, mantendo apenas o casaco do conjunto como uma espécie de minivestido. Quase 50 anos depois, a dupla voltou a merecer a atenção da moda feminina e hoje não faltariam opções de “minivestidos” a Kempner.
Esta estação quente floresce na alfaiataria e as fashionistas têm vindo a polinizar a tendência. Na Marc Jacobs, as intemporais riscas deixaram-se intervencionar pela cor e o resultado foi um fato vermelho, de riscas azuis – uma ode “americana”.
Já na Gucci, o brocado metalizado lembrou quão longe pode ir a força feminina depois das fronteiras masculinas. Roberto Cavalli, por sua vez, decidiu-se pelo estampado animal, em sombras douradas, tal como a Versace, em verde elétrico. Do lado oposto, a Boss apostou nos neutros de calça curta, enquanto na Dolce & Gabbana as calças cigarette e o casaco curto foram pintados de bolas brancas, com aplicações a três dimensões.
Entretanto, no retalho, a Asos dispõe, neste campo, de um dos maiores reportórios. Há propostas lisas nos clássicos azul-marinho, preto e cinza, alternativas femininas em rosa pálido e padrão all over floral e um sofisticado brocado em tons cinza. Para as mais ousadas, há ainda as alternativas em casaco e calção, uma opção mais fresca quando as temperaturas sobem, e a tendência estilo-pijama, em peças acetinadas.
Etiquetas: Estilos, Fatos, Primavera-verão 2016, Tendencias