A Missoni anunciou recentemente estar a ultimar uma retrospetiva de grande escala que tomará Londres de assalto já no início do mês de maio. Catalogando a sua viagem em zig zag inspirada pelas paragens africanas, a exposição “Missoni, Art, Colour” explora o processo criativo da casa de moda italiana e os têxteis de Ottavio e Rosita Missoni no contexto da arte europeia do século XX.
A marca de padrões inconfundíveis e paleta de cores reconhecida à escala global faz transitar o seu arquivo do MA*GA Museum em Gallarate, Itália, para o Fashion and Textile Museum, na capital britânica, durante uns meses.
“Missoni, Art, Colour”, mostra desenvolvida em parceria com a The Woolmark Company – a lã merino é uma constante no trabalho da marca e está presente em muitas das peças em exposição –, inclui mais de 40 trabalhos dos mais proeminentes artistas do século XX que influenciaram os designs do casal de fundadores, bem como uma vasta seleção de alguns dos melhores designs da Missoni desde que foi erguida em 1953, documentando a estética da marca e 60 anos de moda.
O trabalho da Missoni é misturado com peças modernistas, incluindo obras de Sonia Delaunay, Lucio Fontana e Gino Severini, que influenciaram Ottavio e Rosita no desenvolvimento da sua assinatura gráfica.
A seleção de looks de moda, desenhados por Angela Missoni desde 1997, é extraída do arquivo da empresa italiana, começando em 1953 e chegando até à atualidade. «Esta exposição explora a icónica casa de moda Missoni. A mistura entre moda e arte é sempre excitante e esta mostra
destaca a importância do diálogo entre os artistas, designers e a indústria na Itália pós-guerra», explicou Celia Joicey, diretora do Fashion and Textile Museum, à i-D.
Luca Missoni, diretor do arquivo da marca, filho dos fundadores e irmão da atual diretora criativa Angela, também partilhou o seu entusiamo com a chegada da exposição a Londres, explicando os grandes desafios de «redescobrir o potencial da herança colorida para criar experiências únicas e positivas».
“Missoni, Art, Colour” está patente de 6 de maio a 4 de setembro de 2016 no Fashion and Textile Museum, em Londres.
Etiquetas: Cultura, Exposições, Londres, Marcas, Missoni