Recentes

Morte ao street style

Destaques / Tendências / 25 Setembro, 2015

gala-gonzalez-from-amlul-snapped-by-sartorialist-scott-schuman-in-finders-keepers Helena-Bordon-FinaestLonga vida ao street style? Os especialistas assumem já o pior dos cenários e a profecia é a de que o estilo de rua esteja para se deixar cair nos braços da mecanização. Os sinais começaram em Nova Iorque, durante a semana da moda local, onde durante anos os fotógrafos do momento capturaram os looks que marcavam os tempos.

Agora fala-se de mecanização e de estatuto, e a individualidade e anonimato parecem ter-se silenciado.

Nas galerias de street style os rostos alinham-se, bloggers famosas, editoras de moda e “It girls” tomam conta de grande parte das fotografias e os looks de pessoas aleatórias são uma minoria.

As marcas fotografadas também deixaram de pertencer às ruas e chegam das grandes casas de moda internacionais.

O asfalto já não espanta ou cativa, uma vez que se começa a confundir com a Fila A.

Há dez anos, quando o estilo de rua começou a tornar-se mainstream com Scott Schuman, do “The Sartorialist”, a tirar fotografias a pessoas anónimas de estilo ímpar resumia o conceito.

Não havia estrelas. Ali brilhavam apenas outfits carregados de personalidade e o número de fotógrafos era reduzido, sendo que cada um deles imprimia um cunho muito pessoal àquele género de trabalho de documentação.

Atualmente há mais fotógrafos no exterior dos eventos de moda do que dentro deles. As primeiras pessoas com “estatuto” que Schuman fotografou há 10 anos—Giovanna Battaglia e Anna Dello Russo, à data ainda jovens editoras de moda na  L’Uomo e Vogue Itália— já há muito deixaram de ser novatas nestas lides. E o street style já muito se afastou da sua génese.

 

O alerta de Menkes

Em 2013 Suzy Menkes alertava para a doença que se começava a alastrar neste corpo, escrevendo na T Magazine, que as semanas de moda se haviam transformado num «circo de celebridades em torno de pessoas que são famosas simplesmente por “serem famosas”».

on-the-streets08_Tommy-Ton-Spring-2015-RTW_27.0Scott Schuman adicionou nuances a este pensamento há dias.

«Acho que as pessoas têm a audiência que merecem, por isso se os fotógrafos são preguiçosos e acabam por fotografar sempre as mesmas pessoas, as famosas, eles receberão em troca uma audiência que gosta de moda preguiçosa», disse o fotógrafo ao The Daily Beast. Scott Schuman falou ainda do seu espanto ao ver, durante a #NYFW, um conjunto de fotógrafos alinhados na rua para fotografarem a mesma pessoa. Acrescentando que, no que às fotografias do seu blogue diz respeito, as que reúnem mais “gostos” «são as de pessoas anónimas».

Schuman e Tommy Ton estão entre os primeiros a capturar o espírito do estilo de rua e acabaram por erguer marcas em nome próprio.

Ton lançou recentemente o seu site epónimo, onde publica fotografias de street style, sendo que por lá já se pode vaguear entre as imagens dos certames de moda da próxima estação quente.

Schuman, que já publicou dois livros, tem no forno um terceiro, o “The Sartorial X”, uma nova ramificação da sua senda em torno da relação dos fotógrafos com a moda que o levou a viajar para destinos como Peru e India.

«Para mim o street style sempre foi sobre a pessoa», explicou. «A minha intenção sempre foi inspirar pessoas criativas com imagens que nos façam sonhar», concluiu.

Mas há quem tenha um ponto de vista bem diferente acerca de tudo isto.

O fotógrafo Bill Cunningham tem vindo a fotografar a moda de rua há anos, muito antes de se ouvirem os nomes de Schuman e Ton, e tem pouco interesse neste presságio de morte.

«Não me poderia importar menos. Isso era antes e isto é agora», rematou.

Os próximos tempos ditarão, certamente, a sorte do estilo de rua. Mas, ao que tudo indica, o passo seguinte será estender uma red carpet no asfalto.

 

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

As intermitências da Mansur Gavriel

Próxima Notícia

Perfeita imperfeição




Sugestões

As intermitências da Mansur Gavriel

A marca responsável por uma das “It bags” do momento alargou os horizontes olhando para o chão. Apresentada durante...

25 Setembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.