Recentes

Modatex de malas feitas para Gotemburgo

Destaques / Eventos / 18 Novembro, 2016
Sofia Martins - Bloom, Portugal Fashion 39

Sofia Martins – Bloom, Portugal Fashion 39

As jovens formandas Joana Queirós e Ticiana Valente venceram o Campeonato Nacional das Profissões e rumam a Gutemburgo, Suécia, entre os dias 1 e 3 de dezembro para representarem o Modatex e a formação profissional nacional na competição Euroskills.

De 1 a 3 de dezembro, jovens até aos 30 de toda a Europa vão reunir-se em Gotemburgo e competir pelo título europeu de formação profissional. O EuroSkills é o maior evento de competências do bloco europeu e, de acordo com a organização, «visa melhorar a qualidade, o estatuto e a atração pela formação profissional». Visitantes e concorrentes poderão participar, gratuitamente, numa série de eventos transversais como exposições e seminários.

Este ano, cerca de 450 jovens vão competir nas categorias de Transporte e Logística; Tecnologia de Fabrico e Engenharia; Construção e Tecnologia de Construção; Tecnologia da Informação e Comunicação; Serviços Sociais e Pessoais e Artes e Moda.

A moda nacional vai estar representada por duas formandas do Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios (ex-Citex), que integrarão a prova de “Fashion Technology”. Joana Queirós e Ticiana Valente, vencedoras do Campeonato Nacional das Profissões, decorrido em maio, em Coimbra, foram as escolhidas e pretendem dar continuidade aos bons resultados obtidos pelos formandos do Modatex em edições anteriores.

De acordo com um comunicado enviado pela escola, a prova tem como objetivo «testar os conhecimentos e técnicas praticadas na formação profissional da indústria de moda europeia, promovendo também a excelência e o reconhecimento dos melhores formandos e formadores a nível europeu».

Joana Queirós tem 21 anos e frequenta o curso de Design de Moda no Modatex Porto e Ticiana Valente, de 24 anos, concluiu em agosto a formação em modelação de vestuário.

Sofia Martins - Bloom, Portugal Fashion 39

Sofia Martins – Bloom, Portugal Fashion 39

A prova a realizar pelas duas jovens em Gotemburgo será dividida em cinco módulos: pesquisa sobre tema geral “Workwear meets street fashion”; corte e confeção de calças de acordo com as especificações; desenho de três propostas de calças e três propostas de coletes; modelação, corte e confeção de um colete e apresentação do trabalho final. «O trabalho em equipa, a resistência ao stress, a organização das tarefas e a gestão do tempo serão determinantes, mas a apresentação final das peças confecionadas é igualmente relevante para a decisão do júri», explica a escola.

Esta não é a primeira conquista além-fronteiras dos formandos do Modatex, que têm conseguido várias distinções em diferentes competições europeias. Dentro de portas, a instituição continua a mostrar o que de melhor se faz nas suas salas de aula na passerelle da plataforma Bloom do Portugal Fashion, como aconteceu na edição dedicada à primavera-verão 2017.

Sofia Martins, Filipa Cruz, Vânia Moreira, Ana João Azevedo, Beatriz Arrojado e Filipe Augusto foram os jovens que tiveram este ano a oportunidade de ver as suas propostas na passerelle da plataforma dedicada ao talento emergente.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

ModaLisboa: Juntos na primavera

Próxima Notícia

Uma primavera em beleza




Sugestões

ModaLisboa: Juntos na primavera

A edição comemorativa dos 25 anos do certame juntou os talentos emergentes e consagrados num calendário que se esgotou...

18 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.